25/09/2012 às 13:03

Semana da Criança e do Adolescente em Santa Maria

Evento oferecerá uma série de atividades voltadas para a promoção dos direitos e exercício de cidadania da camada mais jovem da população

Por Secretaria de Saúde

A Rede Socioassistencial Flor do Cerrado de Santa Maria realizará de quinta-feira (27) a sábado (29), no centro olímpico da cidade, a Semana da Criança e do Adolescente. O evento oferecerá uma série de atividades voltadas para a promoção dos direitos e exercício de cidadania da camada mais jovem da população de Santa Maria. A previsão é que mais de 1,5 mil pessoas passem pelo local durante os três dias de atividades.

O trabalho da rede, criada em 2011, visa a garantir o acesso aos direitos estabelecidos pelo conjunto das legislações sociais das políticas públicas brasileiras, incluindo a garantia de acesso à saúde de qualidade, à educação, à alimentação, à moradia, à previdência social, os direitos dos idosos, das crianças e adolescentes, das pessoas com deficiência, indígenas, mulheres, pessoas em situação de rua, negros e demais grupos étnicos excluídos. Mensalmente representantes da rede encontram-se para definir linhas de ação, traçar estratégias e analisar os cenários relativos ao foco de atuação do grupo.

Na quinta e sexta-feiras (27 e 28) as atividades começarão às 9h. Estão programados para os dois primeiros dias atendimentos relacionados ao programa Bolsa Escola, reconhecimento de paternidade, emissões de carteiras de trabalho e possíveis encaminhamentos para o mercado de trabalho, além de apresentações culturais e atividades lúdicas onde serão confeccionados brinquedos com materiais recicláveis. Outros temas relevantes para a infância e a adolescência serão trabalhados por meio de oficinas e palestras informativas.

A Secretaria de Saúde do DF faz parte do grupo que se organiza em rede para prestar atendimento à população. Representada pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), conhecido como CAPS-AD Flor de Lótus e pela Diretoria Regional de Atenção Primária à Saúde de Santa Maria (DIRAPS), a SES ficará responsável por uma série de atividades dentro da programação do evento.

O CAPS-AD Flor de Lotus irá coordenar momentos de esclarecimento sobre a questão da dependência química do álcool e outras drogas. A ideia é tratar o tema de forma direta tanto com os pais e professores quanto com os filhos e alunos, para combater e prevenir o problema. Ainda dentro das atividades realizadas pelo CAPS,  haverá uma roda de terapia comunitária com uma equipe multiprofissional do Centro. Este tipo de tratamento terapêutico é caracterizado por promover um espaço de convivência social, onde é possível buscar apoio, independente de idade, classe social e nível de instrução. As vivências terapêuticas são baseadas em partilhar emoções que fazem parte da vida de cada um dos membros da comunidade. “Temos profissionais prontos para este atendimento, que passaram por uma especialização em terapia comunitária com o apoio da Secretaria de Saúde”, esclarece Ademário Britto, gerente do CAPS de Santa Maria.

A DIRAPS ficará responsável pelos temas ligados à sexualidade. A enfermeira Lilian Gomides realizará  uma oficina específica para os adolescentes onde serão discutidas por meio de atividades os conceitos da sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos. “Vamos falar sobre a sexualidade também com as crianças, dentro daquilo que se relaciona com as transformações corporais e psicossociais. Este vai ser o caminho para chegarmos a outros pontos de abordagem importantes para essa fase, como o bulling e a pedofilia”, revela a enfermeira.

No sábado (29), as atividades começam às 10h, com uma apresentação teatral de usuários do CAPS e seguem até as 12h, quando será entregue um documento redigido pelos representantes da Rede Socioassistencial Flor do Cerrado à Secretaria da Criança do DF, com uma série de solicitações voltadas para o atendimento infantil. Entre as solicitações estão a implementação da escola em tempo integral e a criação de um CAPS-I, específico para o atendimento de crianças e adolescentes com transtornos mentais.

Também fazem parte da rede e da organização e realização do evento representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Secretaria de Estado da Criança, Secretaria da Mulher, além das representações locais de Santa Maria por meio da administração regional, Promotoria de Justiça, centro olímpico, Coordenação Regional de Ensino e Associação de Moradores do Condomínio Porto Rico.