29/09/2012 às 19:53

Quatro mil idosos estiveram no Nilson Nelson

Secretário-chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, esteve presente no evento e garantiu a construção de novo centro de convivência para a terceira idade

Por

Cerca de quatro mil idosos estiveram presentes, neste sábado (29), no ginásio Nilson Nelson, para comemorar antecipadamente o Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro. Os participantes da melhor idade contaram com uma programação que ofereceu desde atendimento jurídico, psicológico e oftalmológico a testes gratuitos de glicemia. Esteve presente no evento o secretário-chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, que garantiu um auxílio no orçamento da Secretaria do Idoso, para construir futuramente um centro de convivência modelo para a terceira idade no Distrito Federal.

“O DF é a primeira unidade da Federação a ter uma secretaria criada pelo governo para atender os idosos. Todo os dia é  Dia do Idoso, e vamos valorizar isso por meio de políticas públicas desenvolvidas pelo GDF. Iremos construir um centro de convivência que será moderno, além de ser um modelo”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil.

Os serviços realizados durante a comemoração foram resultado de parcerias firmadas pela Secretaria do Idoso do Distrito Federal. Além do laboratório Pasteur, responsável pelos exames de glicemia, outros colaboradores prestaram atendimento gratuito. A programação incluiu apresentações de dança sênior, de capoterapia, de música instrumental e dos corais do Centro de Convivência do Idoso do Cruzeiro e dos Cinquentões, entre outras atrações.

Os quatro mil presentes na comemoração de hoje vieram de vários Centros de Convivência do Idoso (CCI), espalhados entre as cidades de Taguatinga, Ceilândia, Vicente Pires e Cruzeiro. A intenção de marcar um evento antes da data oficial em que é celebrado o Dia Nacional do Idoso foi dar a oportunidade de conseguir um maior envolvimento dos participantes até o dia 1º de outubro.

Segundo o secretário do Idoso, Ricardo Quirino, a iniciativa representa a atenção especial que o GDF tem com as pessoas com mais de 60 anos de idade. “Pela primeira vez na história do Governo do Distrito Federal, o idoso está sendo valorizado da forma como ele merece”, afirmou Quirino.

Estatística – De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 197 mil idosos no Distrito Federal. Eles representam 7,7% da população local, com um aumento de 16,5% desde a última aferição, em 2009.