01/10/2012 às 14:04

TJDFT inaugura mais dois juizados de violência contra a mulher

Santa Maria e Gama serão contemplados com varas especializadas na Lei Maria da Penha

Por Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

O TJDFT inaugura na próxima quarta-feira (3), às 15h, mais dois juizados de violência doméstica e familiar contra a mulher: um no Fórum de Santa Maria e outro no Fórum do Gama. A implantação das novas varas faz parte do compromisso do tribunal na consolidação dos direitos da mulher no DF. O Brasil conta hoje com 52 varas especializadas na Lei Maria da Penha, 10 delas no Distrito Federal.

A partir de outubro, o número de juizados especializados em violência doméstica no DF passa a ser 12, contemplando as seguintes circunscrições: três na Circunscrição Especial Judiciária de Brasília e dois na de Ceilândia. Sobradinho, Taguatinga, Núcleo Bandeirante, São Sebastião, Riacho Fundo, Santa Maria e Gama têm um juizado cada uma. 

Nessa segunda-feira (24), o tribunal inaugurou o Centro Judiciário da Mulher em Situação de Violência Doméstica (CJM-DF), no Fórum Desembargador Hugo Auler, no Núcleo Bandeirante. O CJM/DF terá atribuições administrativas, ao contrário dos juizados especializados, cujas funções são judiciais, ou seja, de processamento e julgamento dos casos registrados nas delegacias de polícia do DF.