22/10/2012 às 13:50

Brasília sediará 18º Congresso Mundial de Tecnologia da Informação

Anúncio foi feito ontem pela World Information Technology and Services Alliance (Witsa), no Canadá. Realizado em 2016, congresso deve atrair mais de 3 mil participantes, estimulando a economia local e a troca de informações no setor

Por Secretaria de Comunicação Social


. Foto: Mary Leal

 Brasília sediará um dos maiores eventos do mundo em inovação e tecnologia. O 18º Congresso Mundial de Tecnologia da Informação, da World Information Technology and Services Alliance (Witsa), conhecido como a “Olimpíada de TI”, terá sua versão de 2016 realizada na capital brasileira.

O Congresso Mundial de TI ocorre a cada dois anos, e a última edição foi promovida em Amsterdã, na Holanda. Neste ano, o congresso, que ocorre entre os dias 22 e 24 de outubro, será realizado em Montreal, no Canadá. Em 2014, em Guadalajara, no México. A divulgação do resultado da próxima sede do evento em 2016 aconteceu neste domingo (21), em uma assembleia geral da Witsa, que antecede o evento.

Esse é o maior evento mundial da área. Ele gera milhões de reais em negócios e mobiliza os maiores investidores mundiais do setor de tecnologia. Um congresso desse porte transformará Brasília em uma vitrine mundial. Na edição de 2016, são esperados representantes de mais de 80 países, com estimativa de público superior a 3 mil pessoas. Segundo a entidade organizadora, esses países representam mais de 90% do Produto Interno Bruto (PIB) do setor.

A candidatura de Brasília contou ainda com o apoio do governo federal, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e da iniciativa privada, representada pelos sindicatos do setor, pela Federação das Indústrias do DF (Fibra) e pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), entidade máxima e exclusiva de representação de Tecnologia da Informação no Brasil. Também estão reforçando a candidatura da capital brasileira a Embaixada do Brasil em Ottawa e o Consulado Geral do Brasil em Montreal.

“A vinda desse evento para a capital representa uma vitória. A tecnologia é a nova matriz energética e tem tudo a ver com a nossa cidade, por ser uma economia criativa, limpa, sustentável e que vai gerar crescimento, renda e oportunidades para toda a população”, afirmou o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

Referência – Brasília concorreu com Joanesburgo, na África do Sul. “Este é um momento histórico, pois coroa um esforço coletivo do governo para tornar Brasília referência nacional em Ciência e Tecnologia”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do GDF, Glauco Rojas.

Ele explica que o governo tem feito muitas ações nesse sentido, como a criação e o fortalecimento do Parque Tecnológico. “Sediar o maior evento mundial de Tecnologia da informação significa que Brasília está no centro do debate de uma economia que só cresce em todo o mundo. Por orientação do governador Agnelo Queiroz, essa vai ser a nova matriz econômica do Distrito Federal”, destacou.

O secretário integra uma comitiva do Governo do Distrito Federal que está em Montreal. Vantagens como a localização, acesso e as ações na área de Ciência e Tecnologia estiveram entre os argumentos utilizados para que a capital do país fosse escolhida para sediar o evento. Além disso, Brasília entrou na disputa como a cidade brasileira com o maior número de mestres e doutores, proporcionalmente.

Também fazem parte do grupo que está divulgando a cidade a subsecretária de Fomento e Eventos Estratégicos da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, Flávia Malkine; o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP), Alexandre Gouveia; e o deputado distrital Israel Batista.

Histórico – Em abril, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assinou, junto com o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves, e o então secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cristiano Araújo, um protocolo de intenções com o presidente da Witsa. No documento, o GDF comprometeu-se a levar a candidatura de Brasília ao evento deste ano. Na ocasião, os representantes da Witsa vieram pessoalmente conhecer a cidade.

Turismo – “A captação desse congresso é mais uma grande conquista para a cidade. Brasília já tem uma vocação natural para o turismo de eventos, e estamos trabalhando intensamente para reforçá-la, fazendo com que nossa cidade seja referência nesse segmento tão importante para movimentar a economia”, destacou o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves.