25/10/2012 às 09:12, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Momento da Copa presta homenagem a Mané Garrincha

Programa semanal de rádio destaca a iniciativa do GDF em abrir um museu no Estádio Nacional para homenagear o craque

Por Da Redação

O programa semanal de rádio Momento da Copa desta quinta-feira (25) celebra a história de um dos maiores craques do futebol mundial: Mané Garrincha, que completaria 79 anos neste mês. Além de um monumento que será erguido para homenagear o craque, o governador Agnelo Queiroz determinou que o estádio, inaugurado em 1974 e reconstruído para a Copa de 2014, continuará a se chamar Mané Garrincha.

“Temos um carinho muito especial pelo nosso querido Mané Garrincha, que deu tantas alegrias para o povo brasileiro e continua sendo, depois de muitos anos, essa grande referência da genialidade do futebol”, destacou o governador.

O novo Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha receberá sete jogos da Copa do Mundo de 2014 e a abertura da Copa das Confederações, em junho de 2013. Segundo Agnelo Queiroz, o craque falecido em 1983, continuará sendo lembrado. “A nossa ideia é fazer o museu do Mané Garrincha aqui nesse estádio como uma grande atração para mostrar e resgatar a história do futebol brasileiro.”

O programa resgata a trajetória do atacante na Seleção Brasileira e suas conquistas com a camisa canarinho. Em 1958, na Suécia, os amantes do futebol conheceram a genialidade do jogador que ajudou a Seleção a levar sua primeira Copa do Mundo. Quatro anos depois, o Brasil foi bicampeão da mais importante competição do esporte, no Chile, com a performance irretocável do atacante.  Mané jogou 61 partidas pela Seleção e só sofreu uma derrota.

Programa – O Momento da Copa é produzido pela Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom) e detalha todos os preparativos de Brasília para receber a abertura da Copa das Confederações, no ano que vem, e os sete jogos da Copa do Mundo de 2014. Além deste programa, a Secom produz semanalmente o Conversa com o Governador, no qual Agnelo Queiroz presta contas à população das ações do GDF. A Secretaria de Cultura é parceira das iniciativas, que são veiculadas pela rádio Cultura FM (100,9). As emissoras interessadas podem veicular o programa Momento da Copa.