26/10/2012 às 20:01

Governo investe em infraestrutura na área rural

Obras de pavimentação asfáltica na DF-355, em núcleo rural de Planaltina, vão melhorar o trânsito e o escoamento da produção agrícola

Por Evelin Campos, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do vice-governador, Tadeu Filippelli, lançou nesta sexta-feira (26) as obras de pavimentação asfáltica da DF-355, no Núcleo Rural Tabatinga, em Planaltina. Ao todo, serão asfaltados 14km no trecho entre a DF-120 e a DF-320.

Para complementar a obra, será construída uma ponte sobre o Ribeirão Jardim, que corta o trecho que passará pela pavimentação. Ela terá 11m de largura e 70m de comprimento. Os principais benefícios dos investimentos serão mais qualidade de vida para os moradores e melhorias na produção agrícola da região.  Segundo dados da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, 10% da produção agropecuária do DF está concentrada naquela área, o correspondente a cerca de 150 mil toneladas de produtos agrícolas.

De acordo com Agnelo Queiroz, a iniciativa representa o resgate de uma reivindicação antiga, de mais de 35 anos. “Essas obras estavam previstas no orçamento participativo, o que demonstra o anseio da comunidade. Nosso objetivo é proporcionar renda e prosperidade no campo. Para isso estamos investindo em infraestrutura, regularização e acesso das áreas rurais aos serviços públicos”, enfatizou o governador.

O valor da obra é de cerca de R$ 11,7 milhões, e o prazo máximo de execução é de um ano. Além de melhorar as condições de transporte da produção, a pavimentação e a construção da ponte vão facilitar o trânsito dos trabalhadores e dos estudantes da localidade. “Com essa obra, vamos valorizar ainda mais a área rural de Planaltina, que é muito importante para a economia do DF”, afirmou Agnelo Queiroz.

O vice-governador, Tadeu Filippelli, destacou que as obras na DF-355 são estratégicas, pois permitirão um melhor escoamento em uma região muito produtiva. “Nos últimos 15 anos, a forma de escoamento de produtos mudou. Antes eram transportadas até 13 toneladas, hoje esse número subiu para cerca de 60 toneladas. Temos que acompanhar essas mudanças e investir em infraestrutura adequada para esse transporte”, ressaltou.

Segurança e qualidade – De acordo com o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Fauzi Nacfur Júnior, a pavimentação asfáltica é fundamental em locais onde há muito fluxo de produção agrícola – a especialidade na região é a produção de grãos, segundo o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão. “O trecho pavimentado liga regiões importantes a vários núcleos rurais. Pavimentar rodovias significa progresso. Além de proteger os produtos contra a poeira, a lama e outras adversidades, as obras garantem a segurança de quem passa pelo local”, garantiu o diretor-geral.

Durante o lançamento das obras na DF-355, o governador Agnelo Queiroz anunciou a pavimentação de outro trecho, na DF-320, também em Planaltina. Está previsto o asfaltamento de 9km. A obra está em fase de licitação.