01/11/2012 às 09:29, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Obra do Estádio Nacional entra na reta final

Com 81% concluídos, construção da arena que receberá a abertura da Copa das Confederações e sete jogos da Copa do Mundo é tema do programa Momento da Copa desta semana

Por Secretaria de Comunicação Social

O ritmo da construção do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha segue acelerado e alcançou 81% esta semana. O próximo desafio é a cobertura da arena. O andamento da obra é o tema da edição desta semana do programa Momento da Copa, que vai ao ar nesta quinta-feira (1º), em duas edições, na rádio Cultura FM (100,9) – às 8h e às 18h.

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha vai receber sete jogos da Copa do Mundo de 2014 e a abertura da Copa das Confederações no ano que vem. Será uma arena multiuso preparada para receber grandes eventos.

“A obra vai de vento em popa e chegará a sua conclusão em tempo hábil para que Brasília exerça papel de liderança, fazendo a abertura da Copa das Confederações”, destaca o secretário especial para Copa do Mundo em Brasília, Cláudio Monteiro.

Parte dos equipamentos fabricados na China e na Inglaterra já chegou ao Brasil. Ao todo, 48 macacos hidráulicos especiais vão levantar 48 grandes cabos de forma sincronizada e automatizada, para garantir a forma circular da cobertura. Em seguida, serão montadas e instaladas as treliças, que formarão a base para a colocação da membrana. Essa estrutura será especial e permitrá a passagem da luz solar, retendo o calor. Além disso, a membrana é autolimpante.


Programa –
O Momento da Copa é produzido pela Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom) e detalha todos os preparativos de Brasília para receber a abertura da Copa das Confederações, no ano que vem, e os sete jogos da Copa do Mundo de 2014. Além deste programa, a Secom produz semanalmente o Conversa com o Governador, no qual Agnelo Queiroz presta contas à população das ações do GDF. A Secretaria de Cultura é parceira das iniciativas, que são veiculadas pela rádio Cultura FM (100,9). As emissoras interessadas podem veicular o programa Momento da Copa.