23/11/2012 às 21:22

Governador recebe representantes do MMA

Campeão do UFC José Aldo visita Agnelo Queiroz e elogia apoio do governador aos esportes

Por Leandro Cipriano e Suzano Almeida, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

O governador Agnelo Queiroz recebeu, nesta sexta-feira (23), a visita de três representantes do torneio Shooto Brasil, que terá a disputa do título sul-americano esta noite, no Ginásio Nilson Nelson. Estão em Brasília o atual campeão mundial do Ultimate Fighter Championship (UFC), José Aldo, além dos organizadores do evento, André Pederneiras e Edinho Bittencourt. O Shooto Brasil, um dos campeonatos de Mixed Martial Arts (MMA), ou artes marciais mistas, já é considerado a maior organização esportiva do Brasil. Esta é a 9ª edição realizada em Brasília – a 4ª apoiada pela atual gestão.

Para o governador, é fundamental o incentivo ao MMA, que tem crescido e se tornado cada vez mais popular. “Além da promoção da modalidade, o evento também torna a cidade que o sedia muito mais visível para o mundo”, afirmou o governador. “E a presença em Brasília de José Aldo, esse grande campeão, ajuda muito no desenvolvimento da inclusão social pelo esporte”, completou.

José Aldo defenderá o cinturão de peso pena do UFC no dia 2 de fevereiro do ano que vem, em Las Vegas (EUA). O atleta fez questão de trazer o cinturão do Shooto para mostrar ao governador Agnelo Queiroz. Ele aproveitou a ocasião para elogiar o incentivo que o GDF tem proporcionado aos esportes. “Esse apoio do governador é fundamental, não só para os atletas como também para quem está começando. É, principalmente, uma forma de ajudar crianças carentes e incentivar a inclusão social pelo esporte”, disse o campeão.

Também estiveram presentes na visita o secretário de Governo, Gustavo Ponce de Leon, e o diretor de Recursos Humanos, Administração e Finanças da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), Israel Brandão.

Projetos sociais – José Aldo, André Pederneiras e Edinho Bittencourt apresentaram ideias de projetos de atividades para o governador. Entre elas, desenvolver, por meio da Secretaria de Esportes, programa social na Cidade Estrutural para crianças e adolescentes, com o objetivo de divulgar o jiu-jitsu e o MMA. “São ainda projetos-piloto que estão sendo organizados. Mas gostaríamos de desenvolvê-los, pois são fruto do incentivo desse governo que investe no esporte”, afirmou o faixa preta de jiu-jitsu e mestre de capoeira, Edinho Bittencourt, representante do Shooto Brasil.

Representante do Shooto na América do Sul, André Pederneiras é treinador de José Aldo e de mais quatro lutadores no UFC. Para ele, a visibilidade que o esporte teve no país nos últimos anos garantiu a quebra de preconceitos conta o UFC. “Antigamente visto com maus olhos, o MMA hoje finalmente é considerado um esporte de valor, o que contribui para levar nossos atletas para o exterior”, comentou Pederneiras, considerado pela mídia especializada internacional um dos melhores treinadores de MMA da atualidade.

O Shooto é realizado em várias unidades da Federação. No total, 20 atletas disputarão dez lutas. Estão em jogo os títulos sul-americanos das categorias até 83kg e até 65kg.

Mais informações: http://shootobrasilia.com.br/