29/11/2012 às 19:22, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Brasília recebe selo de Capital Ibero-americana da Juventude

Título criado pela Organização Ibero-Americana de Juventude (OIJ) é inédito no mundo e premia políticas públicas voltadas à população jovem

Por Da Redação


. Foto: Divulgação

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, recebeu nesta quinta-feira (29) o selo internacional “Brasília – Capital Ibero-americana da Juventude 2013”. O título inédito é um reconhecimento criado pela Organização Ibero-Americana de Juventude (OIJ), e Brasília é a primeira cidade a receber a homenagem entre os 21 países que integram a organização. Com o selo internacional, a capital federal passa a ser palco de importantes ações de integração, participação, promoção e garantia de direitos aos jovens.
 

“É um gesto que atrai para a capital a possiblidade de maior envolvimento com assuntos da juventude e que representa uma referência nas políticas desenvolvidas. O esforço que estamos fazendo para o desenvolvimento integral dos jovens, seja na educação, segurança ou lazer, tornou a capital um forte exemplo para a OIJ”, afirmou o governador Agnelo Queiroz.
 

Segundo o secretário-geral da organização, Alejo Ramirez, o envolvimento crescente do GDF nas políticas públicas destinadas à juventude foi um dos principais fatores para Brasília receber o título inédito. “Nós também acreditamos ser esta uma grande oportunidade para Brasília, não apenas para fortalecer as iniciativas do governo, como também para incentivar outros países a conhecerem o trabalho realizado na cidade para atender os jovens”, destacou Ramirez.
 

Cooperação – A OIJ é uma organização intergovernamental que tem como missão promover a cooperação entre países Ibero-americanos nas políticas relacionadas à juventude. É na Conferência Ibero-americana de Ministros da Juventude, instância máxima de decisão da OIJ, que se definem as políticas gerais e as ações a serem realizadas.
 

O título inédito concedido a Brasília permitirá a divulgação internacional das ações realizadas pela capital federal em prol da juventude. Uma agenda de parcerias e cooperações entre o GDF, o governo federal, organismos internacionais, agências de cooperação e sociedade civil deve intensificar as políticas públicas ao longo de 2013.
 

Estiveram presentes na entrega do título a secretária Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República (SNJ), Severine Macedo; o diretor no Cone Sul (que representa Argentina, Paraguai, Venezuela e Chile), Luiz Acosto, e o coordenador de Juventude da Secretaria de Governo do DF, Carlos Odas.
 

Conferência – O reconhecimento à cidade acontece no mesmo dia em que Brasília sedia a abertura da XVI Conferência Ibero-americana de Ministros da Juventude. É a primeira vez que a conferência será realizada no Brasil.
 

Representantes da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República (SNJ), da Organização Ibero-americana de Juventude (OIJ), e ministros de juventude dos 21 países participantes se reúnem hoje, às 19h, no Salão Branco do Palácio do Buriti para a abertura da conferência.
 

Também compõem a Organização Ibero-Americana de Juventude, representantes de organismos internacionais, agências do Sistema ONU (Organização das Nações Unidas), agentes de cooperação e, ainda, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e redes de jovens internacionais. Nesta edição, a conferência, que vai até sábado (1º), terá como tema central “Juventude, Desenvolvimento Sustentável e Governança Global”, em continuidade aos diálogos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável RIO+20.