30/11/2012 às 11:19

Teste para detectar Aids e DST no Centro de Saúde 2

Mobilização de prevenção na unidade de saúde atenderá pessoas do Bandeirante, Riacho Fundo e Candangolândia

Por Secretaria de Saúde

Moradores do Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Riacho Fundo I e II e Park Way terão oportunidade de fazer testes rápidos para detecção de Aids, além de receber informações sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), do dia 3 ao dia 7 de dezembro. Será no centro de saúde 02, localizado na 3ª Avenida, Área Especial, no Núcleo Bandeirante. A ação faz parte da Mobilização Nacional de Prevenção e Testagem de Sífilis/HIV e hepatites virais, uma iniciativa do Ministério da Saúde, para lembrar o 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids.

O objetivo, de acordo com a gerência de DST/Aids e Hepatites Virais da SES-DF, é incentivar o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento dessas doenças. “Fique Sabendo” é o tema da mobilização, que ocorrerá nas diversas Diretorias Gerais de Saúde em todo o DF, até o fim da próxima semana.

Segundo a médica coordenadora do Programa de DST/Aids no Núcleo Bandeirante, Neslia Amar e Silva, a programação pretende que todas as pessoas tenham consciência de que é preciso fazer a testagem. “A pessoa só vai se tratar se souber que tem a doença e é preciso ter consciência da importância do diagnóstico, a fim de que, em caso positivo, o tratamento comece o mais cedo possível”, observa a coordenadora.

Ainda segundo a médica, além da testagem rápida, que dura aproximadamente 15 minutos, o paciente também passa por uma abordagem pré e pós-teste:”É preciso que o profissional de saúde converse com o paciente e o oriente adequadamente em todas as etapas do atendimento, além de fazer o encaminhamento correto, de acordo com cada caso” afirma.