08/12/2012 às 19:31, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Internautas visitam o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

A campanha “Por dentro do Mané Garrincha”, realizada pela Secretaria de Comunicação Social do DF nas redes sociais, premiou 24 pessoas com visita à Ecoarena

Por Bianca Moura, da Secom


. Foto: Mary Leal

Na manhã deste sábado, 12 internautas – com um acompanhante cada – conheceram a obra do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. A visita, que durou cerca de duas horas, empolgou e impressionou os vencedores da promoção “Por dentro do Mané Garrincha”, realizada pela Secretaria de Comunicação Social do DF nas redes sociais, nos perfis do Governo do Distrito Federal.

“Estou impressionado. Estava muito ansioso por esse passeio. Quando vemos de fora, o estádio parece bem menor. Superou minhas expectativas”, disse o servidor público Rodrigo Borges, que conquistou o primeiro lugar na segunda etapa da promoção – em que o internauta precisava responder a um questionário sobre a história das Copas do Mundo e sobre os preparativos de Brasília para receber o torneio.

A secretária de Comunicação Social do DF, Samanta Sallum, e o secretário Extraordinário da Copa em Brasília, Claudio Monteiro, os anfitriões do passeio, recepcionaram os convidados e apresentaram o andamento das obras, os benefícios econômicos que o estádio vai gerar para a capital federal, além da maquete virtual da arena.

Samanta Sallum ressaltou a importância do legado, já que o estádio trará muitos benefícios diretos e indiretos para os brasilienses. “Vocês representam a população de Brasília, e esse estádio é da população. É uma obra para a nossa capital, para o nosso país”, ressaltou a secretária.

O secretário Claudio Monteiro destacou os benefícios de Brasília em sediar a abertura da Copa das Confederações de 2013 e os sete jogos da Copa do Mundo de 2014.

“Por sermos cidade-sede, estamos potencializando investimentos importantes para Brasília. O estádio, além de já ser referência em sustentabilidade, será uma arena multiuso para eventos nacionais e internacionais, que vai gerar emprego e renda e movimentar o setor de Serviços. Como diz o governador Agnelo Queiroz, o estádio será um instrumento de desenvolvimento econômico. A visita de hoje é muito importante. É um orgulho recebê-los aqui”, disse o secretário.

A sustentabilidade da obra foi o ponto da apresentação que mais chamou a atenção do contador Marcos Welber, um dos visitantes. “Estou maravilhado com a preocupação do governo nessa questão sustentável. Para mim, com certeza, esse é o grande diferencial deste estádio comparado ao de outras cidades”, especificou.

Após a apresentação, os internautas seguiram o itinerário pelo interior do Estádio Nacional, que está 84% concluído. O grupo andou por mais de uma hora pela obra e registrou com fotos cada momento.

Os visitantes tiveram uma visão geral do estádio: passaram pelas arquibancadas, conhecerem os vestiários, a área de convivência – com as estruturas de bares e restaurantes –, as cisternas que armazenarão a água da chuva, entre outros.

“Estou muito feliz em poder participar desses bastidores. Em 2014, todo mundo vai querer estar aqui. E eu já conheço tudo”, brincou o servidor público Clebio Correia, um dos selecionados.

Durante o trajeto, os visitantes tiveram a oportunidade de fotografar a Ecoarena em vários ângulos. O resultado poderá ser conferido na fanpage CopaDF (http://facebook.com/CopaDF), no Twitter e na rede social Instragram. Os ganhadores também serão convidados a postarem suas fotos pessoais no álbum.

A promoção – A promoção foi dividida em duas etapas. Na primeira, os usuários compartilharam fotos relacionadas à Copa do Mundo no álbum colaborativo da fanpage. Os autores das sete imagens mais “curtidas” ganharam a visita. A segunda parte da ação foi realizada por meio de questionário sobre a Copa do Mundo. Ao todo, foram postadas 13 questões aleatoriamente durante os dias da promoção. Os sete internautas que mais pontuaram também foram premiados com passaportes para conhecer a Ecoarena.

Fanpage – A página no Facebook do GDF para a Copa do Mundo de 2014 é um espaço de divulgação e interação direta com a população sobre as ações da capital para receber a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo de 2014.

Os perfis CopaDF no Facebook e no Twitter (http://twitter.com/CopaGov_DF), as duas redes sociais de maior repercussão no país, foram lançados no início de 2012 como uma das ações do GDF para receber os eventos internacionais.

OS INTERNAUTAS

Tiago Melgaço, 29, contador
“É muito bom conhecer o estádio antes da Copa das Confederações. Não tem coisa melhor para quem gosta muito de futebol.”

Eric Stoner, 64, engenheiro agrônomo 

“Sem palavras para descrever este momento especial de estar aqui.”

Clebio Correia, 30, servidor público
“Eu acredito que o espírito do antigo Mané Garrincha ainda está aqui. É muito legal poder conhecer e ver antes de a construção terminar.”

Rodrigo Merazzi, 32, servidor público

“Estava muito ansioso, na expectativa de conhecer o estádio. Acompanhava os jogos no antigo Mané Garrincha. Agora, o estádio é outro, mas a essência, que é do futebol, continua a mesma.”

Braytner Rocha, 32, educador social

“Achei muito interessante o estádio, a visita. Já estou no clima de 2013.”

Leonardo Rodrigues, 29, servidor público

“Gostei muito do passeio. Achei interessante fazer fotos aqui, para guardar e mostrar no futuro. Valeu a pena”.

Ilza Fugiyama, 45, corretora

“Participei dessa promoção por acaso, quando entrei no site do GDF para procurar o telefone do Ibram. Valeu muito a pena. Agora, continuo seguindo o Facebook do GDF.”

Saulo Ballard, 25, estudante

Gostei muito da visita guiada e também da parte das informações sobre a obra. Nós não tínhamos noção da dimensão dessa obra.”

Lucas Oliveira, 18, estudante

“Gostei principalmente da hora em que entramos na obra e tivemos uma visão geral do estádio. Emocionante.”

Gracielle Dziedics, 32, empresária

“Quando vemos de fora, não temos noção do tamanho que é o estádio por dentro. Gostei muito dessa visita.”

Gleide Thiago, 27, designer de interiores

“Gostei muito. Achei bastante interessante podermos conhecer esses bastidores antes da Copa das Confederações.”

Johnes Lemes, 30, vigilante

“Achei bem legal passar pela rampa por onde os jogadores vão entrar.”