11/12/2012 às 20:01

GDF convoca mais 520 servidores para a Saúde

Governo do Distrito Federal vai reforçar atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial

Por Cinara Lima e Leandro Cipriano, da Agência Brasília

O atendimento no sistema de saúde do Distrito Federal receberá um reforço de 520 servidores. Todos foram nomeados para ocupar, a princípio, cargos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) do DF, onde atenderão dependentes químicos. No entanto, caso haja necessidade, eles poderão ser transferidos para outras áreas de atuação. As contratações fazem parte da política de melhorias na saúde pública da atual gestão. A convocação foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (10). Desde 2011 já foram nomeados mais de 7 mil concursados.

Médicos psiquiatras, clínicos, farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e nutricionistas estão entre os novos servidores convocados pelo GDF. Também foram chamados 248 técnicos de enfermagem temporários, com contrato de seis meses, prorrogável por igual período. (Mais detalhes na tabela abaixo).

“Estamos cumprindo os compromissos firmados com essas categorias. As contratações só foram possíveis porque apertamos o cinto no primeiro quadrimestre. Seguramos o crescimento da folha de pagamento e aumentamos a arrecadação. Todo esse esforço se traduz agora em mais profissionais para as áreas prioritárias”, destacou o governador Agnelo Queiroz.

Posse – Os profissionais foram aprovados em concurso público e têm o prazo de 30 dias para tomar posse. Já o candidato que quiser solicitar o seu reposicionamento para o final da fila de classificação tem o período de cinco dias uteis, contados a partir da publicação.

A Gerência de Seleção da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) informa que, para dar prosseguimento ao processo de posse, é necessário que o candidato visite o site www.saude.df.gov.br e acesse os links “Concursos da SES” e “Posse em cargo efetivo”, onde encontrará as instruções necessárias para a efetivação no cargo.

Além disso, para que não exista nenhum impedimento para a posse, os convocados deverão entregar toda a documentação prevista no edital até o 20º dia a contar da nomeação. O local da entrega será na sede da Secretaria de Saúde, na Asa Norte, na antiga sede da Câmara Legislativa.

Investimentos – Desde o ano passado, o Distrito Federal tem desenvolvido o atendimento oferecido pelo sistema público de saúde. O GDF não apenas reduziu a carência de pessoal, mas também investiu na estrutura. Do início do governo até agora, foram inauguradas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), cinco Clínicas da Família, além de novos serviços e reformas nos hospitais e centros de saúde da rede.

O número de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) foi ampliado de 206 para 343. A perspectiva é de chegar a 423 ainda neste mês. Ações como mutirões de cirurgias em diversas especialidades médicas e incentivo ao transplante de órgãos, por sua vez, possibilitaram a resolução de demandas reprimidas há anos. A meta do governo é ampliar para 100% a cobertura da atenção básica à saúde até 2014.

As medidas cumprem determinações do Termo de Ajustamento de Conduta, assinado em conjunto pelo Governo do Distrito Federal, Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) e sindicatos. O documento prevê a contratação de efetivo para melhorar o atendimento e prestar assistência médica conforme o princípio da continuidade dos serviços públicos, previsto pela Constituição Federal de 1988.

tab-servidores-saude-nomeados