19/12/2012 às 17:42

Saúde da Família no DF recebe prêmio

Três equipes ganharam nota máxima em avaliação do Ministério da Saúde sobre serviços de atenção primária

Por Da Redação


. Foto: Divulgação SES/DF

Três equipes da Estratégia Saúde da Família, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES), receberam nota máxima pelo cumprimento das metas do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq). Elas foram premiadas pelo Ministério da Saúde (MS), nesta quarta-feira (19), no Posto Urbano do DVO do Gama. No total, 25 equipes da capital federal foram avaliadas e aprovadas pelo ministério.

Duas das equipes que obtiveram pontuação máxima prestam serviços no Gama – uma, no Posto Urbano do DVO e outra, na Ponte Alta. A terceira é do Centro de Saúde 2 de Samambaia. O secretário-adjunto de Saúde, Elias Miziara, comemorou a premiação que destaca o trabalho realizado pela pasta na atenção à saúde primária. “O prêmio é um orgulho para a Secretaria de Saúde. Durante toda a visita, tivemos a oportunidade de verificar e comprovar que os postos contam com equipes de saúde da família preocupadas em cuidar da nossa população”, elogiou.

Das 28 equipes do DF que aderiram ao programa nacional, 25 foram avaliadas pela Universidade de Brasília (UnB), cadastrada pelo Ministério da Saúde especialmente para esse fim. O resultado mostrou que 12 equipes receberam conceito regular; 10 tiveram conceito bom e três alcançaram a nota máxima.

Allan Sousa, do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, ressaltou que o prêmio reconhece o empenho e a dedicação dos profissionais que asseguram o atendimento na atenção básica para a população.

Saúde da Família – Atualmente a Secretaria de Saúde possui 181 equipes de Saúde da Família em praticamente todas as localidades do DF, número que representa cobertura de 23%. No Gama, os serviços atendem 50% da população, índice próximo a 60% em Samambaia. A meta do Governo do Distrito Federal é chegar a 58% de cobertura em todo o DF até 2014. Segundo a SES, no próximo ano, mais equipes devem participar do processo de avaliação do Ministério da Saúde.
 

Programa Nacional de Melhoria – Criado no ano passado, o Pmaq busca ampliar o acesso do cidadão aos serviços de saúde e melhorar o atendimento na atenção básica, garantindo padrão nacional de qualidade por meio da avaliação de equipes de saúde. O programa eleva os recursos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que cumprem metas na qualificação do trabalho das equipes de saúde.

O Pmaq tem como objetivo avaliar, por meio de um questionário, o trabalho das equipes que atendem a população. Ele é aplicado a gestores de unidades de Saúde, profissionais e usuários. Equipes bem avaliadas em indicadores como atendimento pré-natal, acompanhamento de doentes crônicos, tempo de espera por consulta e adequada atenção à saúde do idoso recebem recursos adicionais do governo federal de, no máximo,