20/12/2012 às 21:29

Abraço de Luz Natalino

Superprodução em frente à Fonte Luminosa da Torre de TV é uma das atrações das festividades natalinas na capital federal

Por Secretaria de Comunicação Social


. Foto: Mary Leal

O Governo do Distrito Federal preparou uma comemoração de Natal muito especial este ano para a população do DF. O evento foi lançado no sábado (15), com uma encenação em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, em frente à Fonte Luminosa da Torre de TV. Neste sábado (22), a população poderá ver o espetáculo completo para as celebrações natalinas. A obra Abraço de Luz, do artista italiano Valério Festi, servirá como pano de fundo para o grandioso espetáculo.
 

“É um evento belíssimo, à altura da nossa cidade, e que leva em consideração os traços de Brasília. Toda a população está convidada para assistir a este belíssimo espetáculo”, destaca o governador Agnelo Queiroz, que esteve, no sábado passado, na apresentação especial em homenagem a Niemeyer.
 

Encenado a céu aberto e com entrada franca, Sobre Harmonia e Luz conta com 20 artistas italianos e brasileiros e é composto por elementos poéticos que simbolizam a linguagem artística do maestro: máquinas cênicas gigantescas, acrobacias aéreas e aquáticas e três Crinolinas, como são conhecidas na Itália as bonecas gigantes de 3m de altura, marcas registradas do artista, aclamado no mundo inteiro pela concepção de espetáculos históricos. A montagem foi feita por 35 técnicos.
 

Esferas voadoras atravessarão a praça em um espetáculo democrático. “O público o assistirá como se estivesse na primeira fila. Os artistas e cenários se confundem com a plateia”, revela Valério Festi, que, entre outros feitos, já esteve à frente da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Turim; da chegada da tocha Olímpica em Macau, na China; do evento da entrada do solstício de verão, em São Petersburgo, na Rússia. Ele também projeta, desde 2000, o Robe de Lumière, marco da decoração natalina de Paris.
 

Com cerca de 45 minutos de duração, a superprodução será acompanhada pela Orquestra Sinfônica de Brasília, com regência do maestro Cláudio Cohen. Na cena do Abraço de luz – obra de arquitetura com 160m de comprimento, 20m de altura e 65 mil lâmpadas multicoloridas – a luz materializa-se em peças executadas pela orquestra. O Abraço de Luz será desligado no dia 12 de janeiro, com um espetáculo de encerramento.
 

Histórico de sucesso – No Brasil, o Studio Festi realizou a superprodução Ensaio Sobre a Beleza, que abriu, no Rio de Janeiro, o Momento Itália Brasil, em 2010, e, há dois anos, assina o projeto de Arquitetura de Luz no Natal de Curitiba e encena espetáculos natalinos em Gravatá e Pernambuco.

 

Abraço de Luz em números:

65 mil lâmpadas

 160 metros de Arquitetura de Luz

 100 toneladas de materiais

 20 artistas em cena e 35 técnicos para a montagem

 

Programação de Natal – Fonte Luminosa da Torre de TV, em frente ao Eixo Monumental:

 

22 de dezembro

 

20h – Início do espetáculo. Apresentação da Orquestra Sinfônica de Brasília. Duas esferas, com acrobatas, cruzarão o céu da praça. As lâmpadas serão apagadas à meia-noite.

24 e 25 de dezembro

 

20h – Acendimento total do espetáculo. As lâmpadas serão apagadas às 2h do dia 25 de dezembro.

Até 12 de janeiro

 

20h – Todos os dias, entre 15 de dezembro e 12 de janeiro, o Sobre Harmonia e Luz estará aceso entre 20h e meia-noite, com exceção da noite de Natal, quando ficará até às duas da manhã.