21/12/2012 às 17:08, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Mais de 40 alunos começam a capacitação do Pronatec Copa Na empresa

O projeto tem como objetivo qualificar profissionais para os grandes eventos esportivos

Por Secretaria de Turismo

Camareiras, cozinheiros, garçons, recepcionistas, maîtres e mensageiros do Distrito Federal começaram, nessa quinta-feira (20), o curso de 200 horas/aula de Inglês Aplicado ao Turismo, oferecido pelo programa Pronatec Copa Na Empresa. As aulas são fruto da parceria entre a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur/DF), o Ministério do Turismo (Mtur) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Nesta etapa, participam do programa 43 alunos.

O objetivo é qualificar os profissionais para os eventos esportivos. A intenção é fortalecer a mão de obra da cidade para a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014. Essa foi a forma encontrada pelo Mtur para estimular a participação da mão de obra relacionada ao turismo, garantindo cada vez mais uma melhor prestação de serviço aos visitantes da cidade. “Hoje iniciamos com essa turma de 43 alunos. É motivo de orgulho começar esse trabalho neste hotel, que também foi o primeiro a ser cadastrado pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), como hotel cinco estrelas de Brasília”, declarou o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves.

A subsecretária de Diversificação e Estruturação da Oferta Turística, Meyre France, lembrou que essa é a primeira turma e que outras empresas e instituições podem se inscrever para realizar o Pronatec Na Empresa. “Temos muito trabalho pela frente. Este é um esforço conjunto para alavancar o turismo em Brasília e quem tiver interesse em montar uma turma, assim como o hotel Naoum, pode procurar nossa secretaria”, explicou.

Cristiano Garcia, mensageiro do hotel, acredita que esta será uma excelente oportunidade para eles. “Vai ajudar a gente a receber os hóspedes que vêm de fora do país. Temos que nos esforçar para melhorar e aprender ao máximo e quem sabe até conseguir uma oportunidade melhor no futuro”, disse. O maître Geraldo dos Santos também vê no curso a possibilidade de melhorar profissionalmente. “Agora é a oportunidade da gente se aperfeiçoar na nossa área. É muito importante nas operações do hotel e no atendimento saber se comunicar com os hóspedes estrangeiros”, afirmou.

Durante a aula inaugural, Rogério Tonatto, representante da Associação Brasileira de Indústria e Hotéis do DF (ABIH/DF), destacou que esta iniciativa será importante para toda a cidade. “Com todos esses eventos enormes que irão acontecer, quem vai se beneficiar não é apenas o aluno, mas também a cidade, que passará a ter uma mão de obra qualificada”, disse.

Além da turma do hotel, um outro grupo de trabalhadores do segmento de Turismo Rural também começou sua qualificação em inglês.