22/12/2012 às 18:52, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Convênio vai beneficiar servidores do DF

Governador Agnelo Queiroz assinou ontem um acordo para que os funcionários do GDF tenham acesso a empréstimos consignados de cooperativas de crédito. Iniciativa estimulará juros menores

Por Evelin Campos, da Agência Brasília


. Foto Roberto Barroso

Mais um benefício para os servidores do Distrito Federal foi anunciado nesta sexta-feira (21). Um convênio entre o GDF, o Banco de Brasília e três cooperativas de crédito vai permitir que os 205 mil profissionais que recebem diretamente do governo façam empréstimo consignado com essas instituições. A assinatura ocorreu na tarde de ontem, na sede da Central Única dos Trabalhadores, no Conic, com a presença do governador Agnelo Queiroz.

Antes, o crédito consignado era oferecido exclusivamente pelo BRB. Com a mudança, as cooperativas vão estimular a competitividade, o que significa juros menores do que os praticados no mercado e economia para o bolso do servidor. “A oferta do serviço por apenas um banco deixa a transação mais cara. Com a entrada das cooperativas, a tendência é que os custos caiam”, destaca o secretário de Administração Pública, Wilmar Lacerda.

Terão direito ao empréstimo os servidores que se associarem às cooperativas. Ao se tornarem cooperados, eles também passarão a contar com participação nos lucros da instituição. O convênio começa a valer em janeiro de 2013, quando o GDF informará às cooperativas o código de acesso às folhas de pagamento para o lançamento dos descontos. O servidor que tiver interesse em pegar o empréstimo só precisará procurar a instituição.

A medida era uma reivindicação antiga das cooperativas e um compromisso assumido pelo governador durante a campanha. Além de beneficiar os servidores, o convênio vai incentivar o crescimento do cooperativismo. “O crédito consignado é descontado na folha de pagamento dos servidores. Portanto, as cooperativas, que estavam quase quebrando, terão a garantia do retorno financeiro”, avalia Wilmar Lacerda.

Participantes – As cooperativas de crédito que assinaram o convênio foram: Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores do Distrito Federal (Cooservcred), Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (Credsef) e Cooperativa dos Servidores da Área de Saúde e de Ensino no DF (Sicoob Cred-DF). Juntas, elas possuem cerca de 12 mil associados.

“As cooperativas poderão operar sem risco, mas a vantagem é infinitamente maior para o servidor, que poderá obter o empréstimo sem precisar de avalista e participar dos resultados, podendo, inclusive, somar os valores à aposentadoria”, afirma o representante da Cooperativa Central de Apoio ao Sistema Ecosol no DF – Base Brasília, Eustáquio Ferreira Santo. A Ecosol representa as cooperativas de crédito e teve participação nas negociações.