22/01/2013 às 12:15

Carreta da Mulher está em Taguatinga

Unidade já realizou, desde março de 2012, cerca de 30 mil exames em regiões administrativas do DF

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Mary Leal

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher está atendendo, desde ontem (21), no 5º Batalhão Militar da Polícia Militar de Taguatinga. Também conhecida como Carreta da Mulher, a estrutura oferece atendimento preventivo da saúde feminina com exames como Papanicolau, ecografia e mamografia. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, com intervalo para almoço entre 12h e 13h. Desde o dia 8 de março de 2012, quando o serviço começou a funcionar, a Carreta da Mulher já realizou 29.452 exames em diferentes localidades do DF.
 

A previsão é a de que sejam realizados, diariamente, 50 exames, 25 pela manhã e 25 à tarde, até sexta-feira (25). Pacientes que serão submetidas ao Papanicolau não necessitam de prescrição médica. No entanto, para realizar a ecografia, é preciso levar a solicitação do exame. Nos dois casos, a mulher não pode ter mantido relação sexual nas 48 horas anteriores ao procedimento. Já para fazer a mamografia, apenas as pacientes acima de 40 anos estão isentas de levar o pedido médico.
 

Para o coordenador-geral de Saúde de Taguatinga, Otávio Augusto Silva de Siqueira, o serviço móvel auxiliará significativamente no atendimento às residentes na cidade. “A Carreta da Mulher é um importante instrumento de serviço à saúde da mulher, pois vai ajudar a diminuir nossa demanda reprimida e terá impacto positivo na nossa Central de Radiologia”, destaca.
 

Moradora de Vicente Pires, Helena Silveira, de 60 anos, faz sua avaliação sobre o serviço: “Assim que fiquei sabendo que a carreta vinha para cá, não pensei duas vezes. Vim e já fiz mamografia e ecografia. Estou muito feliz por isso. Para mim, o atendimento é nota10.”
 

Carreta da Mulher

Exames – Papanicolau, mamografia e ecografia
Local: 5º Batalhão de Polícia Militar, antigo Buritinga, no Setor QNG, em Taguatinga Norte
Horário: Até sexta-feira (25), das 8h às 12h e das 13h às17h
Mais informações pelo telefone: 3353 1054.