25/01/2013 às 23:17

GDF lança programa de saúde para as Copas

Primeira fase inclui medidas de prevenção e controle de doenças, como vacinação e entrega de certificados de qualificação a estabelecimentos comerciais

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto: Brito

O GDF, por meio da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, lançou nesta sexta-feira (25) o programa Saúde Para Todos COPA, que marca o início das ações de atendimento às pessoas que vão trabalhar durante as copas das Confederações, em junho de 2013, e do Mundo, em junho de 2014. A fase inicial do programa contempla medidas de prevenção e controle de doenças, que incluem vacinação, entrega de certificados de qualificação a estabelecimentos comerciais e divulgação sobre as unidades de saúde no Distrito Federal.
 

A primeira ação do programa está marcada para este domingo (27), no Aeroporto Internacional de Brasília. Das 8h às 18h, cerca de 15 mil trabalhadores do terminal serão vacinados contra sarampo, rubéola e febre amarela. O atendimento prosseguirá até que todos os funcionários sejam imunizados. Taxistas de todo o DF e trabalhadores da Feira dos Importados e da Torre de TV serão os próximos. A meta é vacinar até 95% daqueles que ainda não receberam as doses.
 

“Queremos proteger todos os trabalhadores que atuarão na linha de frente do atendimento aos turistas. O objetivo é reforçar as medidas de saúde e dar tranquilidade sanitária aos que estarão presentes às copas das Confederações e do Mundo”, afirmou a subsecretária de Vigilância à Saúde, Marília Coelho Cunha.
 

A imunização será estendida também aos trabalhadores de portos e rodoviárias, rede hoteleira, bares, restaurantes, segurança pública, imprensa, voluntários de todas as áreas, e profissionais de saúde pública e particular. A expectativa da Secretaria de Saúde é que todo o público alvo seja vacinado até a Copa das Confederações, que acontece em junho deste ano.
 

Precaução – Atualmente, as doses contra sarampo, rubéola e febre amarela estão disponíveis na rede pública de Saúde, e grande parte da população brasileira já recebeu. Apesar de no Brasil as doenças estarem sob controle, a Secretaria de Saúde destacou que ainda há muitos países onde essas enfermidades não foram contidas. “A precaução é necessária para manter essas doenças longe da população”, explicou o subsecretário de Atenção à Saúde, Roberto Bittencourt.
 

Pessoas não vacinadas, ao entrarem em contato com indivíduos de países onde as doenças ainda estejam em circulação, correm o risco de contraí-las novamente e reintroduzi-las no Brasil. A estimativa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) é que 196.768 mil estrangeiros e 430.560 brasileiros visitem a capital em 2014.
 

Atendimento – A Secretaria de Saúde anunciou, ainda, que o atendimento dentro do Estádio Nacional vai ser realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu). “Brasília vai marcar um ponto extremamente importante para o Brasil e para o mundo. Será a única unidade da Federação a ter um serviço pré-hospitalar móvel em um estádio. Nosso Samu é mais que qualificado em urgência e emergência, e vai projetar nosso sistema de saúde para o mundo”, informou o subsecretário.
 

Os turistas também terão à disposição a Sala Vermelha no Hospital de Base, referência em emergências. Roberto Bittencourt destacou a realização da 10ª Câmara Temática de Saúde em Brasília, no próximo mês, onde serão definidas, por equipes da FIFA e da capital, as estratégias de atendimento à saúde na Copa do Mundo. Isso incluirá uma simulação de catástrofe, para avaliar o serviço prestado à população em uma possível crise.
 

Capacitação – Durante o lançamento do programa foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Saúde e o Conselho Regional de Farmácias (CRF), para capacitar 1,5 mil farmacêuticos e 3 mil auxiliares. “O intuito é qualificar os profissionais para atender os turistas. Esperamos uma adesão completa de todas as drogarias do DF”, explicou o diretor do CRF, Cláudio Chavero.
 

Serão oferecidos cursos de 200 horas em inglês e espanhol, além de aulas de reforço em assistência farmacêutica. A previsão inicial é que as qualificações comecem em abril deste ano.
 

Quatro eixos – A etapa inicial do programa Saúde Para Todos COPA é dividida em quatro eixos: certificação, cartilhas com orientação aos turistas, vacinação e ações de promoção e prevenção. “É um projeto inovador, e Brasília sai na frente”, destacou a subsecretária de Vigilância à Saúde.
 

O objetivo da certificação é qualificar os estabelecimentos comerciais quanto às condições adequadas de segurança sanitária. A partir de agosto, 700 bares e restaurantes passarão por inspeções. A rede hoteleira também será avaliada tanto na alimentação oferecida quanto no controle da qualidade da água. Os estabelecimentos aprovados receberão um selo que servirá de referência aos turistas, e estará disponível também em inglês. Workshops com responsáveis pelo setor estão previstos para as próximas semanas.
 

Cerca de 200 mil cartilhas serão distribuídas durante os jogos. O material trará informações aos turistas em três idiomas – português, inglês e espanhol – sobre os endereços das unidades de saúde e suas especialidades, além de precauções sanitárias.

Quanto às demais iniciativas de promoção e prevenção, esta previsto o aumento no monitoramento da qualidade dos alimentos, medicamentos e cosméticos do DF pela Subsecretaria de Vigilância a Saúde (SVS). Também farão parte da programação, inspeções em shoppings, praças de alimentação, cinemas e teatros, além de ações de vigilância das doenças diarréicas agudas e de transmissão hídrica e alimentar (DTHA).
 

Datas

27 de fevereiro – Vacinação no Aeroporto Internacional de Brasília
31 de fevereiro – Workshop com a rede hoteleira
Abril – Início do curso de qualificação para farmacêuticos e auxiliares de Farmácia
18 a 22 de março – 10ª Câmara Temática de Saúde