22/02/2013 às 12:21

Gama faz campanha contra a dengue

Trabalho é realizado nas áreas mais críticas da cidade, com o objetivo de orientar a população sobre os riscos da doença e sua prevenção

Por Mariana Batelli, da Agência Brasília


. Foto:Renata Sousa_SES

A Administração Regional do Gama colocou nas ruas campanha para evitar a proliferação da dengue e orientar sobre a forma correta de descartar lixo e entulho. A ação é desenvolvida em conjunto com a Vigilância Ambiental, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), Secretaria de Saúde, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Nesta semana, o serviço será executado no Setor de Indústrias do Gama. De acordo com o Levantamento de Índice Rápido, realizado em janeiro pelo Núcleo de Vigilância Ambiental do Gama, a área foi considerada uma das mais críticas da região. Entre os dias 18 e 20 deste mês, os agentes visitaram o setor para fazer trabalho educativo de orientação sobre a doença.

As equipes também pediram que a população coletasse o lixo e o colocasse nas ruas para ser recolhido pelo SLU entre esta quinta-feira (21) e sábado (23). Hoje, o serviço foi realizado nas QIs 1, 2, 3 e 4. Amanhã, será a vez das QIs 5, 6 e 7. No sábado, caso seja necessário, ocorrerá a coleta do lixo remanescente.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Vigilância Ambiental do Gama, Gisele Tolentino, o acúmulo de lixo e de entulho facilita a retenção de água e permite a proliferação do mosquito da dengue. “A coleta de lixo permite a limpeza da cidade, além de evitar a doença”, explica.

Algumas dicas repassadas pelas equipes facilitam o trabalho de remoção do lixo e esclarecem os cidadãos. As pessoas são orientadas a não jogar lixo nas ruas para evitar o entupimento de bocas de lobo. Estas, além de serem criadouros para mosquitos e insetos, podem provocar enchentes se forem obstruídas. Os agentes também recomendam colocar o lixo em sacos plásticos e amarrar bem ao fechá-los; tomar cuidado com latas, vidros ou qualquer objeto cortante para evitar que a embalagem seja rasgada; não depositar lixo em terrenos vazios, pois pode acumular água e causar dengue, e só colocar o lixo na rua nos horários em que o caminhão do SLU costuma passar.

Na próxima semana, a campanha será realizada no Departamento de Viação e Obras (DVO) entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março. O trabalho também será de conscientização da população e de coleta do lixo. A ação será promovida pela Administração Regional do Gama, Vigilância Ambiental, SLU, Agefis, Secretaria de Saúde, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além da Secretaria Municipal de Saúde do Novo Gama, cidade goiana na divisa com o DVO.

Cronograma de recolhimento do lixo

Dia 21/2 – QIs 1,2, 3 e 4
Dia 22/2 – QIs 5,6 e 7
Dia 23/2 – Coleta em todas as quadras do lixo remanescente de dias anteriores

Mais informações:

Núcleo de Vigilância Ambiental do Gama
Telefone: 3384-7372