22/02/2013 às 22:59

Governador inaugura a 10ª unidade do IFB no DF

Agnelo Queiroz anunciou a construção de mais quatro escolas técnicas. Até 2014, estão previstas 21 unidades de ensino profissionalizante no Distrito Federal, com capacidade para atender cerca de 25 mil estudantes

Por Tiago Pegon, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

Estudantes do Distrito Federal contam com mais uma escola de qualificação profissional. Nesta sexta-feira (22), o governador Agnelo Queiroz inaugurou, em Taguatinga Norte, a décima unidade do Instituto Federal de Brasília (IFB), que atende 1.094 alunos. Na oportunidade, o governador anunciou a criação de mais quatro escolas técnicas e firmou acordo com o IFB sobre a construção de outras duas unidades do instituto no DF. A ideia é que, até 2014, o Distrito Federal tenha 21 escolas técnicas em funcionamento, com capacidade para atender cerca de 25 mil alunos.

Para Agnelo Queiroz é de suma importância ampliar os cursos técnicos no DF e aumentar as ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Nossa capital não poderia ficar fora de um esforço nacional que o país está fazendo para ampliar o acesso dos nossos jovens à formação técnica e continuada, fundamental para a capacitação dos recursos humanos que as nossas cidades necessitam”, destacou. A unidade inaugurada hoje oferece cursos de vestuário, eletromecânica, manutenção em suporte e informática e formação inicial e continuada.

Para o reitor do IFB, Wilson Conciani, o estreitamento das relações entre o GDF e o governo federal é importante, na medida em que amplia o número de unidades. “O apoio é fundamental porque, além dos recursos do governo federal para as instalações, a funcionalidade dos institutos requer também melhorias no transporte público, ruas e segurança para as localidades onde os alunos estarão”, ressaltou.

Parceria – A ampliação do IFB no Distrito Federal é uma parceria entre o governo federal e o GDF, que doou o terreno para construir as escolas e providenciou a infraestrutura e a urbanização, realizada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Atualmente, o GDF mantém cinco unidades técnicas de ensino. Somadas às 10 unidades do IFB, o Distrito Federal possui 15 instituições voltadas exclusivamente para cursos técnicos.

O IFB e a Secretaria de Educação trabalham em conjunto para ampliar a oferta de ensino profissionalizante. Em 2013, já foram pactuadas 860 vagas nas diversas unidades do IFB. Além disso, a secretaria também oferecerá 12.420 vagas em cursos técnicos de nível médio e de formação inicial e continuada. Além de atender alunos da rede pública de ensino, os cursos são voltados para outros estudantes e beneficiários de programas sociais do governo federal.

Também participaram da inauguração, os secretários de Governo, Gustavo Ponce; de Educação, Denilson Bento da Costa; o presidente da Câmara Legislativa do DF, Wasny de Roure; os deputados distritais Agaciel Maia e Arlete Sampaio, administradores regionais, professores e presidentes de associações de moradores.

IFB Campus Taguatinga

Endereço: QNM 40, Área Especial nº 1, Setor M Norte
Cursos oferecidos: vestuário, eletromecânica e manutenção em suporte e informática, além de Formação Inicial e Continuada (FIC) – qualificação de rápida duração