25/02/2013 às 11:11, atualizado em 12/05/2016 às 17:49

Detran realiza intervenções no trânsito

Projeto experimental vai atuar em regiões próximas a escolas e se estenderá para áreas de maior fluxo de trânsito

Por Tiago Pegon, com informações do Detran


. Foto: Pedro Ventura

Aproveitando o início do ano letivo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lança, nesta segunda-feira (25), em caráter experimental, o Programa de Intervenção para a Fluidez do Trânsito (PIFT). A iniciativa tem como objetivo amenizar problemas pontuais de tráfego, os chamados “gargalos”, em determinadas áreas da cidade, priorizando regiões onde se localizam escolas.

O programa começará com intervenções no final da Asa Norte, no colégio Leonardo da Vinci, nos horários de entrada, das 6h30 às 8h, e saída, das 11h30 às 14h. O PIFT conta com a adesão das escolas, apoiado por professores e diretores.

Durante a ação, o Detran fará mudança no tempo de semáforos na região e reforçará a pintura das faixas de pedestre do local. Segundo o gerente de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Luiz Carlos Souto, o programa deverá ser contínuo. “Por tratar-se de um projeto piloto, as mudanças serão monitoradas durante a semana para que as intervenções continuem e melhorem a fluidez nas áreas onde se localizam os estabelecimentos de ensino”, informou.

Já estão programadas intervenções no final da avenida W3 Sul, mas ainda sem data prevista. Além das alterações nas vias próximas a colégios, o Detran já realiza ações no Eixo Monumental. As modificações também poderão ocorrer no centro de Taguatinga e demais áreas com maior fluxo de trânsito.