28/02/2013 às 21:04, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

GDF retoma VLT

Edição desta quinta-feira do Diário Oficial do DF abre edital para a pré-qualificação de empresas interessadas em executar a obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Projeto faz parte do PAC Mobilidade Grandes Cidades

Por Da Redação

O Governo do Distrito Federal torna público, no Diário Oficial do DF de hoje (28), o edital para a pré-qualificação de interessados na licitação para elaboração e  desenvolvimento de Projeto Básico, Executivo de As Built (cadastro da construção), execução de obras civis, fornecimento e implantação de sistemas fixos e de material rodante, assim como pré-operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A contratação integrada será pelo regime diferencial de contratos públicos de serviços técnicos especializados.

O edital completo está disponível na sede do Metrô-DF, localizada na Avenida Jequitibá, 155 (Águas Claras). A sessão pública para recebimento da documentação será no dia 19 de abril, às 10h, também na sede do Metrô-DF.

Também no Diário Oficial do DF, foi publicado o resultado da licitação para a contratação de laudo pericial de engenharia nas obras do VLT – o viaduto rodoviário da interseção da via W3 Sul e Estrada Parque Polícia Militar (ESPM) e do Complexo de Manutenção Integrante da Linha 1. O vencedor da licitação foi o engenheiro Antônio Victor. O contrato entre as partes já foi assinado e tem vigência de 90 dias.

Sobre o VLT – O Governo do Distrito Federal não mediu esforços para alavancar esse modal de transporte. O projeto do VLT elaborado pelo governo anterior sofreu uma série de questionamentos jurídicos e, em outubro de 2011, a Justiça decidiu anulá-lo. O GDF tem consciência de que o DF não pode mais prescindir de um transporte como esse. O atual governo trabalhou muito e conseguiu incluir a obra no PAC Mobilidade Grandes Cidades.

A Linha 1 vai do Aeroporto até o futuro Terminal Asa Norte. No entanto, o novo projeto do VLT deverá dar prioridade à construção do trecho que liga o Aeroporto Internacional de Brasília ao Terminal Asa Sul.