01/03/2013 às 19:39

Carroceiros recebem carteira de habilitação

Além de autorizar a circulação pela cidade, o documento entregue hoje pelo governador Agnelo Queiroz garante aposentadoria e acesso a financiamento para 481 condutores de veículos de tração animal

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

A partir de agora, os carroceiros que circulam pelo Distrito Federal terão o ofício regularizado. Nesta sexta-feira (1°), 481 profissionais que atuam em diferentes regiões administrativas receberam a carteira de habilitação. Além de autorizar o tráfego pelas ruas da cidade, o documento entregue pelo governador Agnelo Queiroz assegura outros benefícios, como direito à Previdência Social e acesso a financiamento para manutenção de seus veículos. Durante a entrega das carteiras, realizada na Administração Regional de Ceilândia, o governador, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, anunciou outras medidas para a valorização da categoria.

“Esta é uma política pública para oferecer melhores condições de trabalho aos carroceiros. Queremos incluí-los socialmente, legalizá-los e assegurar a estabilidade jurídica da profissão. Assim, podemos firmar parcerias para que atuem em vários pontos do Distrito Federal”, destaca Agnelo Queiroz. “Também vou determinar às administrações regionais que destinem áreas para que esses trabalhadores tenham espaços adequados para depositar entulhos”, reforça.

Na próxima semana, mais 500 habilitações serão entregues em diversas regiões administrativas. Atualmente, cerca de 2,5 mil carroceiros do DF já recebem apoio do governo.

Assistência – “No projeto Semana do Veículo de Tração Animal (VTA), por exemplo, cadastramos 1,5 mil profissionais, emplacamos 406 carroças e emitimos 481 autorizações para condução. Também oferecemos assistência veterinária a 1,2 mil animais, que foram examinados, vacinados e receberam um chip com todos os seus dados”, explica o coordenador das Cidades, órgão vinculado à Casa Civil, Francisco Machado.

Em Ceilândia, onde existem cerca de 150 carroceiros, outras ações estão em andamento para oferecer melhores condições a esse segmento profissional. “Estamos providenciando dois currais, destinados à construção de 80 baias para cavalos. O projeto está em fase final para ser licitado”, anuncia o administrador Regional de Ceilândia, Ari Almeida.

Aprovação – O carroceiro Bento Rodrigues de Carvalho, 57 anos, morador de Planaltina, aprova a iniciativa. Ele lembra que, em quase 10 anos de profissão, nunca obteve esse tipo de apoio do governo. “Nossos cavalos estão sendo avaliados por veterinários, e isso é muito bom, já que precisamos de animais saudáveis para trabalharmos. Além disso, passamos a ter direito a linhas de crédito e à aposentadoria”, comemora, ao dizer que a fonte de renda é a única de sua casa.

Capacitação – O documento é resultado de parceria com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri) e Universidade de Brasília (UnB). Para receber a habilitação, expedida pelo Detran, os condutores de VTA frequentaram curso sobre segurança e legislação no trânsito, saúde animal, e meio ambiente. Antes do emplacamento, os veículos passaram por vistoria e os animais foram examinados por veterinário.

Residente em São Sebastião, Vilhobaldo Rodrigues da Costa, 42 anos, está há mais de 20 anos na profissão. Para ele, essa ação do governo representa um avanço nas condições de trabalho da categoria. “Essa medida é importante porque, assim, vamos trabalhar legalizados. Nos cursos, recebemos muitas orientações importantes para trafegar nas ruas com cuidado e despejar o lixo e os entulhos no lugar certo”, comenta.

Fiscalização – Quem não estiver regularizado pode ter o animal e o veículo apreendidos. Para ficar de acordo com a norma, o interessado deve procurar a administração regional de sua cidade e dar início aos trâmites necessários, como a realização do curso, entre outros requisitos. “Nosso objetivo é garantir que os profissionais estejam bem capacitados, com animais saudáveis e veículos adequados para desempenhar o trabalho”, observa o diretor-geral do Detran, José Alves Bezerra.

Estiveram presentes no ato de entrega dos documentos o diretor-geral do Detran, José Alves Bezerra, e os administradores regionais de Samambaia, Risomar Carvalho; de Brazlândia, Bolivar Rocha; de São Sebastião, Janine Barbosa; do Núcleo Bandeirante, Elias Dias, e de Santa Maria, Neviton Pereira, entre outras autoridades.