Setor habitacional faz parte do programa Morar Bem. Desde 2011, já foram entregues 3.612 casas e apartamentos no local

" /> Setor habitacional faz parte do programa Morar Bem. Desde 2011, já foram entregues 3.612 casas e apartamentos no local

">

02/03/2013 às 22:02

Primeira etapa do Jardins Mangueiral é concluída

Setor habitacional faz parte do programa Morar Bem. Desde 2011, já foram entregues 3.612 casas e apartamentos no local

Por Tiago Pegon, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

O Governo do Distrito Federal concluiu, neste sábado (2), a primeira etapa do programa Morar Bem no setor Jardins Mangueiral, em São Sebastião. O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado pela primeira-dama, Ilza Queiroz, entregou as chaves para os moradores de 1.302 unidades, localizadas nas quadras 10 e 11.

Com essa ação, o número de moradias entregues no setor chega a 3.612, desde julho do ano passado, totalizando seis condomínios, das quadras 10 a 15. “A intenção é entregar 8 mil imóveis até março do ano que vem”, garantiu o governador.

Agnelo Queiroz ressaltou que a ampliação do acesso à casa própria no DF é uma meta ousada deste governo. “A cada entrega de novas moradias, temos a certeza de que estamos no caminho certo com a nova política habitacional. Pois, dessa forma teremos áreas residenciais totalmente legalizadas, construídas em locais com licença ambiental e infraestrutura apropriada para atender as demandas da população”, afirmou.

Ele reforçou o compromisso de investir em serviços públicos ofertados na região, como transporte coletivo e construção de uma creche e de duas escolas – de ensinos fundamental e médio –, e lembrou a importância de um comércio local, previsto para ser concluído até dezembro deste ano.

O profissional liberal Guilherme Alves, 33 anos, obteve sua casa própria pela primeira vez e está radiante por não ter que pagar mais aluguel. “Essa conquista, que não é só minha, mas de várias outras pessoas que, como eu, pagavam aluguel, só foi possível por conta de uma política séria que possibilita morar no que é seu, sem a preocupação de ocupar imóvel irregular”, avaliou.

Jardins Mangueiral – O setor é fruto da primeira Parceria Público-Privada (PPP) habitacional do país. Trata-se de um conceito único e inovador de moradia com qualidade de vida em um bairro totalmente planejado, com infraestrutura urbana de água, esgoto, iluminação pública, ruas pavimentadas e urbanizadas, com lazer e segurança para os cerca de 30 mil moradores.

O projeto compreende casas de dois e três quartos, além de apartamentos com dois dormitórios. Foram construídas 246 casas de dois quartos (53,4 m²) e 496 de três quartos (68 m²) e 560 apartamentos de dois quartos (46,4 m²). O empreendimento ocupa uma área de 200 hectares, onde estão sendo construídas oito mil unidades habitacionais distribuídas por 15 quadras.

O Jardins Mangueiral é destinado a pessoas com renda entre quatro e 12 salários mínimos, por meio do financiamento do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. “É um empreendimento inédito, no qual a terra que pertencia ao GDF foi cedida, por meio de Concessão de Direito Real de Uso Resolúvel, para o Consórcio Jardins Mangueiral”, explicou o secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela.

Além da construção das unidades habitacionais, o consórcio será responsável pela manutenção das vias públicas e áreas verdes, mediante contraprestação do DF, pelo prazo de cinco anos. Todos os beneficiários serão indicados pelo GDF, após análise e validação dos candidatos segundo as regras da política habitacional local.

Programa – Realizado por meio da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab), da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) e da Caixa Econômica Federal, o Morar Bem tem como meta entregar 100 mil residências até 2014. Já foram lançadas quase 70 mil unidades nas cidades de Samambaia, Gama, Santa Maria, Sobradinho, Recanto das Emas, Paranoá, Riacho Fundo II, Itapoã e Planaltina, além do Jardins Mangueiral.

“A viabilização de um programa como esse moraliza o sistema habitacional do DF. Dessa forma, mostramos que o governo tem condições, com responsabilidade, de construir moradias de qualidade para aqueles que sonham com a casa própria”, enfatizou Geraldo Magela

Estiveram presentes no evento o secretário-adjunto da Sedhab, Rafael Oliveira; a secretária da mulher, Olgamir Amancia; o diretor-presidente da Codhab, Luciano Queiroga; a administradora Regional de São Sebastião, Janine Rodrigues Barbosa; o superintendente da Caixa Econômica Federal em Brasília, Elício Lima, e os deputados distritais, Agaciel Maia e Olair Francisco.