06/03/2013 às 21:27

Portas Abertas à Cidadania leva Educação Fiscal a estudantes

Cerca de 150 alunos do Caic Santa Maria participaram, nesta quarta-feira, do início do projeto cujo tema aborda conceitos sobre tributos e cidadania

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Fazenda


. Foto: Mary Leal

Lançar as sementes para uma sociedade mais justa, esse é o mote do novo projeto das secretarias de Fazenda e de Educação do Distrito Federal, que teve início nesta quarta-feira (6). Intitulada Portas Abertas à Cidadania, a iniciativa consiste em levar aos estudantes do 5º e 6º anos do ensino fundamental da rede pública do DF informações sobre tributos e cidadania, por meio de visita à Fazenda, onde têm a oportunidade de aprender mais sobre esses e outros temas relacionados.
 

Na primeira edição, 150 alunos do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) de Santa Maria estiveram na sede da secretaria onde tiveram contato com a temática por meio de atividades lúdicas como teatro, vídeos, brincadeiras e material didático, preparadas especialmente para a ocasião, em linguagem divertida e acessível.
 

“Não sabia que pagar imposto era tão importante”, relatou Luis Gustavo, estudante do 5º ano. Mais informado acerca do assunto, ele pretende, a partir dos novos conhecimentos, mudar sua postura e recomendar a todos que paguem corretamente os tributos, usados na saúde, educação e segurança social.
 

“Esse é o resultado esperado com a iniciativa”, enfatiza o secretário de Fazenda, Adonias Santiago. “O imposto está presente na vida de todos incondicionalmente e entender por que e para quê ele existe é fundamental para exercermos nossa cidadania”, argumenta. Em suas palavras, falar em educação fiscal é se referir a um futuro melhor, em cidadãos mais participativos e conscientes dos seus direitos e deveres.
 

Para o diretor da Escola de Administração Fazendária (Esaf), Alexandre Motta, informar os estudantes é investir nas gerações futuras à medida que têm acesso a informações e valores de cidadania. “Com essa ação, ampliamos a difusão do conhecimento de educação fiscal para o público que daqui uma ou duas décadas estará ocupando postos decisivos em nossa sociedade”, explica.
 

Primeiras turmas – Além do Caic de Santa Maria, outras 15 escolas do DF participarão do projeto em 2013, contabilizando quase 2 mil participantes entre estudantes, professores, coordenadores e supervisores. A visita à Secretaria será realizada a cada 15 dias, com transporte custeado pela pasta. Depois de participarem das oficinas, os estudantes irão conhecer parte da história e da arquitetura de Brasília.
 

O Portas Abertas à Cidadania é desenvolvido pelo Grupo de Educação Fiscal do DF (GEF-DF), formado por servidores das secretarias de Fazenda e Educação e apoiado pela Esaf. Esta é mais uma das iniciativas de disseminação fiscal com intuito de conscientizar o cidadão em relação aos direitos e deveres, incentivá-lo a participar da elaboração orçamentária e a fiscalizar a arrecadação, além de monitorar a aplicação do dinheiro público por parte dos governos.