13/03/2013 às 11:00

Combate ao tráfico de pessoas

Palestra sobre o tema será realizada nesta quarta-feira (13), em Ceilândia, às 9h, para orientar adolescentes, alvos potenciais desse tipo de crime

Por Da Redação, com informações da Sejus

Como forma de evitar que jovens sejam vítimas do tráfico de pessoas, a Gerência de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus-DF), realizará nesta quarta-feira (13), às 9h, palestra sobre o tema. Será um trabalho preventivo, para levar informação aos adolescentes, alvos potenciais desse tipo de crime. A apresentação ocorrerá no Centro de Ensino Fundamental 25, na QNP 9, no Setor P Norte, em Ceilândia. A previsão é que cerca de 200 pessoas participem do evento.
 

A Gerência de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas tem como objetivo dar visibilidade ao tema e prestar atendimento psicossocial e jurídico às vítimas desse abuso. “O foco maior do tráfico de pessoas são as mulheres, mas os jovens e adolescentes também são muito procurados. Queremos levar informação para que tenham mais conhecimento sobre o assunto, eliminando a possibilidade de aliciamento”, afirmou a gerente de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Marta Santos.
 

O trabalho da gerência é realizado de forma multidisciplinar, com profissionais, como psicólogo, assessor jurídico e assistente social.
 

Tráfico – Apontado como uma das atividades criminosas mais lucrativas do mundo, o tráfico de pessoas faz cerca de 2,5 milhões de vítimas e movimenta aproximadamente $ 32 bilhões por ano, segundo dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). É uma forma de escravidão, e a maioria das vítimas é composta por mulheres, crianças e adolescentes aliciados para exploração sexual ou mão de obra escrava.