20/03/2013 às 22:18, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Brasília treina atendimento de emergência para a Copa

Briga fictícia envolvendo cerca de 200 torcedores mobilizou 500 profissionais em ações de atendimento, triagem e transporte de vítimas. Essa foi a primeira grande simulação na capital para preparar equipes que vão atuar nos megaeventos esportivos

Por Evelin Campos, da Coordenadoria de Comunicação para a Copa


. Foto: Brito

Durante uma partida de futebol no Ginásio Nilson Nelson, uma briga entre as torcidas tem início nas arquibancadas. Em pouco tempo, a confusão toma conta do local, deixando cerca de 200 feridos. Nesse momento, entram em ação equipes da área de Saúde. A cena fictícia, montada nesta quarta-feira (20) sob a coordenação da Secretaria de Saúde, faz parte do treinamento das equipes que atuarão nos megaeventos esportivos que a cidade receberá em 2013 e 2014.

O objetivo é preparar esses profissionais para atuar em desastres com múltiplas vítimas. Brasília será palco, em 15 de junho, da partida entre Brasil e Japão pela abertura da Copa das Confederações. Na Copa do Mundo da FIFA 2014, a capital receberá o número máximo de jogos – sete ao todo.

“Somos a primeira unidade da Federação a promover um treinamento dessa magnitude para a Copa do Mundo”, destacou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa. “Esse esforço, somado aos investimentos em toda a rede pública de Saúde, aumentará nossa capacidade de atendimento”, garantiu o secretário.

Cerca de 500 profissionais, entre médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), bombeiros, agentes do Departamento de Trânsito (Detran) e figurantes, participaram da simulação. Foram utilizadas 15 ambulâncias, 20 viaturas e dois helicópteros – um deles cedido pela Polícia Rodoviária Federal.

A atividade não comprometeu o atendimento à população do DF, já que a estrutura usada é específica para emergências. “Temos equipes extras com treinamento especial para desastres. Com o simulado, podemos integrar esses profissionais e os demais órgãos de saúde e testar nosso sistema de atendimento e o método aplicado”, explicou o coordenador-geral do Samu, Rodrigo Caselli. “Durante os eventos, teremos um posto de comando formado pelos responsáveis por cada força e toda a atuação precisa estar alinhada”, completou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Marcelo Teixeira.

Operação – O atendimento às vítimas da simulação foi realizado dentro e fora do Ginásio Nilson Nelson, ao lado do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu prestaram os primeiros socorros na parte externa do ginásio, onde os feridos foram divididos nas áreas vermelha, amarela e verde, conforme a gravidade de cada caso. Com isso, foi possível indicar para onde cada um deveria ser encaminhado.

Ambulâncias e helicópteros levaram os torcedores aos hospitais de referência, que estavam preparados para recebê-los. Ao todo, 153 pacientes precisaram de internação. Desses, 27 foram atendidos no hospital de campanha (montado no local), 24 no Hospital de Base (HBDF), 24 no Regional da Asa Norte (HRAN), 23 no Universitário de Brasília (HUB), um no das Forças Armadas (HFA) e um no Hospital Ortopédico e Medicina Especializada.

Para garantir o transporte eficiente das vítimas, viaturas do Detran organizaram bloqueios estratégicos nas vias W5, L2, N2 e N1. Toda a ação de triagem, atendimento e encaminhamento dos pacientes foi concluída em duas horas. A ação encerrou a programação do I Curso e Simulado de Emergências para Atendimento em Estádio de Futebol, que começou na segunda-feira (18) e incluiu palestras, estudos de caso e oficinas práticas relacionadas ao tema.

Câmara Temática – Os preparativos para os megaeventos na área de Saúde seguem até o fim desta semana. Amanhã (21) e na sexta-feira (22) será realizada a X Câmara Temática de Saúde, no Memorial JK e na Associação Médica de Brasília (AMBr). O evento é organizado pelo Ministério da Saúde. Além da Secretaria de Saúde do DF, participam profissionais da área das demais cidades-sede e representantes do ministério.

Na ocasião, Brasília apresentará seu plano para orientar a atuação das equipes durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.