22/03/2013 às 21:51

GDF fará melhorias em escola do 1º colocado em Medicina na UnB

Governador Agnelo Queiroz homenageou alunos do Centro Educacional Pompílio Marques de Sousa, em Planaltina, e garantiu novas obras para a infraestrutura da unidade pública de ensino

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

Em visita a Planaltina hoje (22), o governador Agnelo Queiroz fez questão de homenagear os estudantes do Centro Educacional Pompílio Marques de Sousa. Pelo menos 10 alunos tiveram boas colocações em vestibulares públicos e privados, entre eles o primeiro lugar em Medicina na Universidade de Brasília (UnB), o curso mais concorrido. Na visita a escola, o GDF se comprometeu a realizar melhorias na infraestrutura do local.
 

As principais reivindicações na unidade de ensino são: ampliação dos espaços para construção de laboratório, biblioteca e auditório, além de uma cobertura na quadra poliesportiva. “A aprovação dos alunos mostra que a metodologia de ensino está funcionando, mas a infraestrutura pode melhorar ainda mais. Dessa forma, valorizamos a dedicação dos estudantes ao dotá-los de todas as condições necessárias para o ensino”, afirmou o governador.
 

“Pela notoriedade do resultado dos alunos, o governador fez a visita e acolheu todas as demandas dos estudantes e da gestão da escola”, ressaltou a diretora da Regional de Ensino de Planaltina, Francineia Soares.
 

De acordo com a subsecretária de Logística da Secretaria de Educação, Ruiza Durço, as reformas serão encaminhadas pelo GDF, por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). “Vamos abrir uma licitação nas próximas semanas para ampliar a área da escola, entregar a cobertura e fazer uma reforma interna na unidade de ensino”, confirmou Ruiza Durço.
 

Esforço e dedicação – O Centro Educacional Pompílio Marques de Sousa conseguiu neste semestre que 38 estudantes do ensino médio, de um total de 120, fossem aprovados em vestibulares – 23 deles em instituições públicas. “O esforço coletivo para melhorar as políticas de estudo da escola resultaram nessa ótima média”, afirmou o diretor da unidade, Wilton Rabelo.
 

O aluno Joadyson Silva Barbosa, 17 anos, que sempre estudou em escolas públicas, foi o primeiro colocado no curso de Medicina da UnB. “Sempre me dediquei no estudo das disciplinas, e a escola fez uma excelente preparação com os simulados bimestrais. Isso e o fato de os professores passarem conteúdos atualizados e contextualizados fez toda a diferença”, contou Joadyson.
 

Para a primeira colocada do curso de Arquitetura e Urbanismo da UnB, Kamila Fernandes, 17 anos, a aprovação na universidade é um sonho realizado. “Não imaginei que conseguiria na primeira tentativa. Mas o incentivo e o esforço dos professores ajudaram a conquistar meu objetivo”, disse Kamila, que também estudou em escolas públicas.
 

Os alunos do Centro Educacional Pompílio Marques de Sousa também se destacaram nos cursos de Serviço Social e Direito, ambos da UnB, com o primeiro e terceiro lugar, respectivamente. Além disso, outra escola que apresentou bons resultados neste semestre foi o Centro Educacional 1 de Planaltina, mais conhecida como Centrão, que teve aprovação de 100 estudantes em vestibulares públicos e privados.