25/03/2013 às 15:45, atualizado em 12/05/2016 às 17:48

GDF apreende mais de duas toneladas de peixe ilegais

Os produtos apresentavam características de contaminação. Consumidores devem ficar atentos durante as compras

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

 

Mais de duas toneladas de pescados inadequados para o consumo foram apreendidas, até agora, por meio da Operação Pescado Legal, do Governo do Distrito Federal. A ação, iniciada em 4 de março pela Agência de Fiscalização (Agefiz), se concentra principalmente nas estradas de acesso ao DF para evitar a entrada de produtos clandestinos ou que não atendam às normas de higienização.

 

“Já verificamos, até agora, aproximadamente 120 cargas. As principais causas de apreensão estavam relacionadas às más condições de higienização e à clandestinidade”, destaca o responsável pela operação e auditor de Atividades Urbanas da Agefis, Wellington Magalhães Lopes.

 

Os peixes apreendidos estavam em contato direto com o piso e a manipulação era feita sem o uso da vestimenta apropriada. Além disso, outras condições que ofereciam risco de contaminação, como facas e maquinário enferrujados também foram encontrados.


Fique atento – O pescado deve estar com os olhos brilhosos, guelras avermelhadas, e escamas firmes, sem soltar-se. Quando sua pele for apertada, a mesma deve voltar, não ficar afundada. O comprador também deve verificar se o produto está em local limpo e com refrigeração adequada.

 

Expectativas – Os comerciantes do Mercado do Peixe, na Central de Abastecimento do DF (Ceasa), acreditam que as vendas de pescados durante a Semana Santa deste ano chegarão ao dobro da quantidade comercializada em 2012. “Nós acreditamos que vamos vender de cinco a seis toneladas de peixes nesta semana, o dobro do ano passado”, contabiliza o presidente da Associação dos Aquicultores e Pescadores Artesanais da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Haja Peixe Ride/DF), Elmar Vagner.