31/03/2013 às 20:10, atualizado em 12/05/2016 às 18:05

Curso de Educação Fiscal tem 400 inscritos

Iniciativa da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal já formou quase 2 mil desseminadores

Por Secretaria de Fazenda

O quadro de disseminadores fiscais vai crescer novamente em 2013. Isto porque a próxima edição do curso “Disseminadores de Educação Fiscal” inscreveu, aproximadamente, 400 novos alunos, entre professores, universitários, cidadãos e servidores públicos, no 1° semestre de 2013.

Neste ciclo, a iniciativa promovida pela Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (SEF/DF), por meio do Grupo de Educação Fiscal (GEF/DF), em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF) conta com a participação de 11 tutores distribuídos em turmas de, em média, 40 alunos. A ideia é estimular a sociedade a exercer a cidadania por meio da consciência fiscal, tornando acessíveis, do ponto de vista do conhecimento, temas ligados à tributação.

Os cursos são promovidos no Distrito Federal desde 2005, e já formaram quase dois mil disseminadores, além de mais de 80 tutores que atuam na supervisão das atividades. Em todo o País, cerca de 60 mil disseminadores atuam desde a criação do Programa Nacional de Educação Fiscal, ocorrida em 2002.

Cronograma — Os estudos iniciam em 1° de abril, embora a ambientação na plataforma Moodle; a atualização do perfil; o esclarecimento de eventuais dúvidas, dentre outros assuntos, começaram a ser debatidos desde a última segunda-feira (25/03).

As aulas terminam em junho. Os novos disseminadores deverão cumprir carga horária de 120 horas/aulas e atingir média mínima de 7,0 para aprovação.

A programação está dividida em cinco módulos: Educação Fiscal no Contexto Social; Relação Estado Sociedade; Função Social dos Tributos; Gestão Democrática dos Recursos Públicos e Elaboração de Projetos.