17/04/2013 às 15:05

GDF repetirá exitoso modelo de segurança em aniversário de Brasília

Governo Agnelo Queiroz quer festividade sem ocorrências como no Carnaval

Por Da Redação


. Foto: Mary Leal

BRASÍLIA (17/4/13) – O governo Agnelo Queiroz disponibilizará 600 agentes das Forças de Segurança, entre outras providências, para assegurar ordem e tranquilidade aos participantes dos festejos pelos 53 anos de Brasília, e adotará o mesmo modelo do último carnaval quando – pela primeira vez no DF – as ocorrências graves foram nulas.
 

“Vamos atuar com rigor para garantir uma grande festa sem qualquer tipo de confusão. Quem estiver armado ou consumindo drogas será preso”, garantiu o Secretário de Segurança, Sandro Avelar.

 

Mais de quatro centenas de policiais militares (469 no total) e 119 homens do Corpo de Bombeiros estão a postos na Esplanada dos Ministérios e adjacências (Torre de TV, Parque da Cidade, Museu da República e Rodoviária), desde quinta-feira, num reforço à vigilância para as celebrações previstas nesses lugares até domingo.

 

Eles ainda contarão com 81 carros e motocicletas para patrulhamento, além de mais 12 agentes da Polícia Civil, instituição que manterá as suas delegacias de prontidão para eventualidades, sem deixar de atender o esquema de plantão. Entre as especializadas, as da Mulher e da Criança e do Adolescente, trabalharão normalmente.

 

O planejamento seguirá a ação que garantiu a tranquilidade dos brasilienses nos desfiles carnavalescos de fevereiro, realizados na via ao lado do Mané Garrincha.

 

Neutralizar a ação de criminosos e evitar o registro de ocorrências graves, principalmente em locais de festa e grande fluxo de pessoas, é o principal alvo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

 

O Secretário Avelar acrescentou que, mesmo fora do Plano Piloto, o GDF não baixará a guarda: “as cidades que não irão realizar eventos terão seu policiamento ordinário mantido e também contarão com ações especiais que serão mantidas em sigilo.”

 

Segundo ele, o esquema foi montado para afastar a possibilidade de crimes como homicídio e roubo de veículos.