21/05/2013 às 12:52

Mais de 90% do público-alvo imunizado contra HPV no DF

Aplicação da segunda dose, que protege contra o câncer de colo do útero, começa em 3 de junho

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Andre Sousa – 24/04/2013

Brasília (21/5/13) – A Secretaria de Saúde aplicou a primeira dose da vacina contra o papilomavírus (HPV) em 57.775 meninas em todo o DF, o que representa 91,90% da meta, que é imunizar 62.862 estudantes, segundo balanço divulgado pelo órgão.

 

“Nós estamos muito satisfeitos com o resultado, superamos metas de vacinação de países da Europa, como a Dinamarca, por exemplo”, comemorou hoje o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.

 

A vacina foi aplicada nas escolas da rede pública e quem perdeu a primeira dose deve entrar em contato com a direção da instituição para tentar remarcar.

 

De acordo com a secretaria, aproximadamente 4 mil meninas deixaram de ser vacinadas porque faltaram no dia, porque já tinham sido vacinadas, porque não estudam mais naquela escola ou por não terem sido autorizadas pelos pais.

 

“Para garantir a efetividade da vacina é necessária a aplicação de três doses, com intervalo de 60 e 180 dias após a primeira. A segunda dose será aplicada de 3 a 28 de junho e a terceira, de 30 de setembro a 1º de novembro”, afirmou a gerente de Vigilância Epidemiológica e Imunização do órgão, Cristina Segatto.

 

“Alerto sobre a importância da prevenção contra o HPV e os riscos que ele oferece à saúde. Essa vacina protege principalmente contra o câncer de colo do útero, uma doença grave, que somente em 2012 foi responsável pela morte de 90 mulheres no DF”, completou Segatto.

 

MEDIDA – A imunização de garotas contra o HPV é uma ação pioneira no país que teve início em 8 de março.

 

“O custo-benefício será muito grande, pois vai evitar 70% dos casos de câncer de colo de útero e trazer economia para o sistema de saúde”, avaliou a subsecretária de Vigilância à Saúde, Marília Coelho.

 

O GDF investiu cerca de R$ 13 milhões na ação. O custo estimado de cada dose, que imuniza contra quatro tipos de papilomavírus relacionados ao câncer de colo de útero é de R$ 72,50.

(A.S./ M.M.)