01/06/2013 às 18:40, atualizado em 17/05/2016 às 14:29

Sul-coreanos expressam interesse em investir no DF

Encontro com GDF estreitará diálogos que podem facilitar a instalação de indústrias internacionais em Brasília

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília

BRASÍLIA (1/6/13) – Empresários e representantes do Ministério da Indústria, Comércio e Energia da Coreia do Sul se reunirão na segunda-feira (3/6) com o GDF, o que possibilitará projetar Brasília como um dos lugares mais favoráveis à instalação de grandes indústrias internacionais de tecnologia e inovação.

 

“Este encontro nos permitirá estabelecer cooperação, estreitar relacionamentos, criar possibilidades de investimentos no Brasil e mostrarmos Brasília como um dos destinos especiais para isso”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gutemberg Uchôa, que receberá a delegação.

 

O secretário lembrou que a reunião é de suma importância, sobretudo porque a Coreia é a 13ª maior economia do mundo.

 

O tom do encontro da delegação asiática com o GDF será norteado pela criação do Parque Brasília Capital Digital –que está em fase de implantação–, além de entendimentos para que sejam firmadas parcerias bilaterais para o desenvolvimento de projetos.

 

A expectativa de Uchôa é que, com a abertura proporcionada por esse diálogo, investidores, como a Korea Aerospace Industries –uma das gigantes da indústria aeronáutica que desenvolve e produz peças para aviões de asas fixas e rotativas e turbinas para helicóptero–, se instalem em Brasília.

 

“Receberemos representantes dessa empresa que tem como expertise a produção de aeroparques e aerocomponentes. Instalando-se em Brasília, a Korea, que é bastante renomada, poderá ser fornecedora de equipamentos e também a responsável por manutenção de helicópteros”, destacou o secretário.

 

FOCO – Durante a visita, os sul-coreanos devem expressar o desejo de investir em setores industriais do Distrito Federal em que a aplicação da tecnologia de ponta produzida por aquele país tem potencial suficiente para alavancar o comércio do DF junto ao mercado mundial.

 

As áreas de agronegócio, aviação, indústria automotiva, petróleo e gás, energia e convergência de tecnologia da informação farão parte dos assuntos debatidos.

 

A Cidade Aeroportuária, que será construída nas proximidades de Planaltina e abrigará aeroporto de carga e, possivelmente, áreas para manutenção de helicópteros, também desperta a atenção dos estrangeiros.

 

Atualmente, não existe no Distrito Federal nenhum local destinado à manutenção de helicópteros, o que obriga o deslocamento periódico da frota de Brasília a SP.

 

Aproximadamente 12 pessoas farão parte da delegação asiática, que ficará na capital somente na segunda-feira.

 

Integram ainda a missão dirigentes do Instituto Coreano de Avaliação de Tecnologias Industriais (Keit), vinculado ao Ministério da Economia e do Conhecimento.

(F.M./C.C.)