15/06/2013 às 15:38

Hospitais do DF têm atendimento normal

Rede pública de saúde foi reforçada para garantir rápido socorro a moradores e torcedores no dia de abertura da Copa das Confederações

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto: Hmenon Oliveira – 20/03/2013

BRASÍLIA (15/4/13) – O fluxo de atendimento nos hospitais do Distrito Federal foi normal pela manhã, e, até o momento, o Serviço Móvel de Urgência (Samu) atendeu duas pessoas com mal-estar, na Esplanada dos Ministérios, que foram atendidas e liberadas.

 

“Estamos totalmente preparados para qualquer atendimento, inclusive com múltiplas vítimas. Fizemos vários treinamentos ao longo dos últimos meses, e a Secretaria de Saúde está totalmente capacitada para receber a população”, garantiu a representante do Samu, Mirian Machado.

 

Os dois atendimentos foram realizados nos postos instalados na Esplanada, onde duas mulheres, de 25 e 43 anos, procuraram atendimento por estarem com dores de cabeça e pressão arterial alterada -elas foram prontamente medicadas e liberadas.

 

Ao todo, o Samu dispõe de 38 ambulâncias em operação nas ruas de todo o DF, quantidade utilizada diariamente.

 

A operação foi reforçada hoje com outros 10 veículos e 10 motolâncias que atenderão aos torcedores que comparecerem ao jogo e às outras comemorações feitas pelo GDF no gramado da Esplanada dos Ministérios.

 

“É extremamente importante que a população saiba que nenhuma ambulância deixou de circular hoje por causa da Copa. Pelo contrário, colocamos mais veículos em circulação para atender a todos os que precisarem”, destacou Mirian.

 

HOSPITAIS – De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, não houve alteração na quantidade de pacientes que normalmente procuram as emergências dos hospitais de Base, Materno-Infantil, Regional da Asa Norte e Universitário, em uma manhã de sábado.

 

Essa unidades de saúde foram credenciadas pela Federação Internacional do Futebol (Fifa) para receber os torcedores que necessitarem de auxílio médico emergencial e estão em estado de prontidão.

 

Os torcedores que tiverem plano de saúde, por orientação da Fifa, devem procurar os hospitais Home, na 613 Sul, e o Santa Lúcia, na 716 Sul.

 

As autoridades, por sua vez, serão atendidas no Hospital das Forças Armadas.

 

(F.M/J.S)