10/07/2013 às 14:45

Samambaia recebe 7ª Clínica da Família do DF

Unidade é a quarta a ser inaugurada na cidade e terá recepcionistas para acolhimento

Por Tolentino Melo, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Castro/GDF – 10/07/2013

 SAMAMBAIA (10/7/13) – O governador Agnelo Queiroz entregou na manhã de hoje, em Samambaia, a 7ª Clínica da Família construída no DF, que servirá de referência para uma população de quase 20 mil pessoas.

 

“Nos últimos dois anos e meio, nós mudamos a lógica do atendimento no DF. Antes era baseada em hospitais, com prontos-socorros lotados, agora a prioridade é a atenção básica e preventiva próximo à casa dos pacientes”, informou o chefe do Executivo regional, durante a solenidade.

 

A clínica disporá de cinco equipes da “Estratégia Saúde da Família”, composta por médicos, enfermeiros, técnicos, agentes comunitários e dentistas.

 

A unidade inaugurada hoje é a maior das construídas em Samambaia com mais de 1.000 m² e com o maior número de consultórios odontológicos – cinco no total.

 

“Samambaia tinha em 1988 100 mil habitantes e possuía apenas quatro centros de saúde. Em 2001, com 240 mil habitantes, a cidade dispunha apenas dos mesmos quatro centros de saúde e de um hospital com pouca infraestrutura”, afirmou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.

 

“Hoje a cidade mantém também quatro centros de saúde da família, um CAPS tipo 2 (álcool e outras drogas), centros de acolhimento, a UPA e, em breve, inauguraremos um CAPS tipo 3, voltado para a saúde mental”, completou.

 

INVESTIMENTO– O governador Agnelo Queiroz ressaltou que investimentos são feitos em todas as áreas para melhorar a saúde no DF.

 

“Nos últimos dois anos e meio, contratamos 13 mil servidores para a saúde, o que mostra que, além de investir na infraestrutura, temos que trabalhar também para melhorar os recursos humanos que tornam o atendimento mais humanizado”, explicou Agnelo.

 

Foi anunciada também a construção de seis novas UPAs ainda este ano em cidades como Sobradinho II, Gama e Asa Norte.

 

As unidades voltadas à atenção primária contam com um novo modelo de abordagem, que incluiu a contratação, pela primeira vez na história, de funcionários capacitados para a recepção dos pacientes.

 

“Muitas vezes, as pessoas chegam nervosas, sem saber onde conseguir informações e que unidade de saúde procurar. Nesse sentido, atuamos para orientá-las, o que geralmente as acalma e facilita o atendimento dos profissionais de saúde”, contou Gerlane de Souza, recepcionista da UPA de Samambaia.

 

A implantação do programa de orientação dos pacientes durante o acolhimento faz parte da estratégia de humanização de todas as unidades de saúde do DF.

 

(M.D.)