02/08/2013 às 19:32, atualizado em 17/05/2016 às 14:28

Brasília e Buenos Aires se tornam cidades-irmãs

Governador Agnelo Queiroz e prefeito da capital argentina Mauricio Macri assinaram, hoje, um termo de irmanação, na sede do governo portenho

Por Da Redação


. Foto: Roberto Castro/GDF – 02/08/2013

BUENOS AIRES (2/8/13) – A exemplo de Washington, que assinou o acordo em 15 de março passado, Buenos Aires tornou-se na tarde desta sexta-feira (2) cidade-irmã de Brasília. O termo de irmanação foi assinado pelo governador Agnelo Queiroz e pelo prefeito Mauricio Macri na sede do governo portenho. As duas cidades vão compartilhar experiências de gestão e trocar conhecimento nas áreas de sustentabilidade, educação, cultura, turismo, planejamento e transportes.

“Ficamos felizes em poder assinar este acordo com a capital de um país tão próximo e tão importante para o Brasil quanto a Argentina”, declarou o governador, em rápido discurso antes da assinatura. Acompanhado de seus ministros da Cultura e do Desenvolvimento Social (os secretários municipais em Buenos Aires são chamados de ministros), Macri ofereceu um almoço à comitiva do GDF logo depois da cerimônia.

A irmanação entre Brasília e Buenos Aires já havia sido firmada antes, nas administrações Joaquim Roriz e Cristovam Buarque. O novo acordo, porém, nasce em meio a uma série de negociações bilaterais que aprofundam os laços entre as duas capitais.

Na madrugada, Agnelo Queiroz reabriu a ponte aérea Buenos Aires-Brasília, que ganha um vôo direto diário. Pela manhã, o governador já havia assinado um protocolo de intenções com o governo de Cristina Kirchner pelo qual estudantes da rede pública de ambos os lados cursarão uma parte do ano no outro país — no DF, eles serão selecionados no âmbito do programa Brasília sem Fronteiras, lançado hoje.

Além disso, uma empresa argentina — a Corporación America S/A — detém metade do capital do consórcio Inframérica, que arrematou a concessão para administrar o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e nele realiza uma série de reformas cujo montante chegará a R$ 2,8 bilhões pelos próximos 25 anos.

A comitiva da missão à Argentina é formada pelo governador e pelos secretários de Assuntos Internacionais, Odilon Frazão, de Educação, Denilson Bento da Costa, de Turismo, Luís Otávio Neves, de Ciência e Tecnologia, Glauco Rojas, e de Comunicação Social, Ugo Braga.

 

Confira aqui o texto de acordo de irmanação

(U.B/T.V)