02/08/2013 às 14:33

Torre de TV será fechada para reforma

Visitantes ainda têm este fim de semana para passear pelo monumento, que estará em obras a partir de segunda-feira (5)

Por Da Secretaria de Turismo


Foto: Mariana Raphael
Foto: Mariana Raphael.

BRASÍLIA (2/7/13) – A partir do dia 5 de agosto, a Torre de TV do Eixo Monumental será fechada para visitação a fim de dar início às obras de revitalização de toda a estrutura férrea e espaços relacionados que compõem o atrativo.

 

“Os brasilienses e turistas que estiverem na cidade têm mais esta semana para conhecer o monumento. É uma obra grande e necessária, que exigirá a interdição do local para garantir a segurança dos transeuntes e visitantes”, disse o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves.

 

A obra começará com a troca dos três elevadores que dão acesso ao mirante e ao mezanino do local, apontado por pesquisas entre os três pontos mais procurados por turistas e o mais conhecido entre os brasilienses.

 

A reforma será realizada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e está orçada em R$ 12 milhões, verba que será aplicada na recuperação estrutural metálica, que inclui lixamento dos ferros que dão sustentação, troca de parafusos, revisão do piso, pintura e manutenção de fios.

 

No valor, também estão previstas a recuperação do piso próximo à Torre, complementação de vegetação e paisagismo, execução de guarda-corpo e revestimentos da escada de concreto que interliga a Torre à feira e construção de sala administrativa e banheiros sob a escada de concreto.

 

“É a primeira reforma significativa realizada no monumento. A mudança da Feira de Artesanato já melhorou bastante o aspecto visual, mas estamos preocupados também com a estrutura”, afirmou a subsecretária de Infraestrutura Turística, Dominique Lima.

 

As intervenções estarão finalizadas na Copa do Mundo de 2014 e permitirá aos turistas do evento uma visão privilegiada da cidade, além de um novo serviço previsto para o mezanino, cuja ocupação ainda é fruto de estudos de potencial turístico.

 

MONUMENTO – Apesar de ser um dos pontos turísticos mais procurados, a Torre de TV foi inaugurada, em 1967, para receber as antenas de emissoras de rádio e televisão.

 

É um dos monumentos de Brasília projetados pelo criador da cidade, o arquiteto e urbanista Lucio Costa, e tem como inspiração a Torre Eiffel de Paris.

 

A estimativa é que o monumento receba 25 mil pessoas por mês, uma média de 833 visitantes por dia.