" /> ">

15/08/2013 às 22:24

Fercal terá reforço na saúde

Localidade receberá mais profissionais do Programa “Saúde da Família” e ganhará duas Clínicas da Família

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Hmenon Oliveira – 16/07/2013

FERCAL (15/8/13) – Nove equipes do Programa “Saúde da Família” e duas clínicas da família atenderão a comunidade da Fercal, localizada entre Sobradinho e Sobradinho II, até o início de 2014, segundo informações da Secretaria de Saúde.

“Nosso objetivo é cobrir 100% a região. Por isso, vamos disparar o mais rápido possível a construção dessa unidade em Boa Vista. Já temos o terreno, cedido pela Terracap, e o prazo para a empresa construir é de 150 dias. Com a implantação de todas essas unidades, a população será melhor assistida”, afirmou o secretario de Saúde, Rafael Barbosa.

As clínicas da família atuam na promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde da comunidade.

Uma dessas unidades será construída por uma produtora de agregados minerais e cimento da região da Fercal a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta e a obra será iniciada em breve, segundo o secretário.

As equipes da Saúde da Família são compostas por um médico, enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde e após a ampliação haverá dentista, um auxiliar de consultório dentário e um técnico em saúde dental.

Uma novidade é que nos próximos meses a cidade será toda demarcada geograficamente, o que permitirá que as Equipes de Saúde Família localizem qualquer residência.

“Já foi realizado o georreferenciamento na região do Catingueiros, e realizaremos o mesmo trabalho em todas as unidades residenciais da Fercal, com o intuito de saber onde está cada casa e sua disposição, a partir da dispersão da comunidade. Com o auxílio do GPS, teremos o local exato de cada moradia, reduziremos o tempo de percurso e atenderemos cada vez mais pessoas”, destaca Gleiton Lima.

ESTRATÉGICO – O trabalho de equipes da Saúde da Família é fundamental para a reorientação do modelo assistencial que é operada pelas equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde.

Esse grupo é responsável pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.

(I.F/T.V)