16/08/2013 às 16:51

Posto de saúde do Núcleo Rural São José é reinaugurado após manutenção

Reparo do espaço, que atende 1,3mil pessoas por mês, custou R$149 mil e durou três meses 

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Castro/GDF – 16/08/2013

BRASÍLIA (16/8/13) – Os moradores do Núcleo Rural São José, a 57km de Planaltina, receberam hoje (15), depois de uma manutenção que durou três meses e custou R$149 mil, o posto de saúde da cidade, reinaugurado pelo governador Agnelo Queiroz.

 

“Vamos ampliar a cobertura na área rural com serviços. Assim como estamos asfaltando, é muito importante os serviços e três se destacam: Saúde, Educação e também a parte de Segurança”, afirmou o chefe do Executivo local, ao explicar que esse é o primeiro posto rural reformado.

 

O reparo incluiu pintura e troca do piso, das instalações elétricas e hidráulicas, além de móveis e equipamentos novos, e o atendimento durante o período dos trabalhos foi transferido para uma unidade provisória montada em espaço cedido pela Emater-DF.

 

O Posto Rural São José atende aproximadamente 1,3 mil pacientes da região, e tem uma equipe formada por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e sete agentes comunitários.

 

“Trabalho aqui há cinco anos e nunca tinha visto uma reforma. Melhorou muito a acomodação dos pacientes e as condições de trabalho do servidor”, comemorou a enfermeira-chefe do posto, Rute Netto.

 

REPAROS E AMPLIAÇÕES – Trinta unidades de saúde devem receber manutenção e ampliação ainda em 2013. As próximas serão as dos núcleos rurais Rio Preto, Pipiripau e Santos Dumont.

 

“Há, ainda, o plano de construir Clínicas da Família. Nove já foram construídas, sete inauguradas e falta inaugurar as de Sobradinho e Recanto das Emas”, disse o secretário de Saúde, Rafael Barbosa. “Em 2012, 30 unidades passaram por reforma e ampliação, o que representa 50% da rede. (Isso) faz parte da recuperação da rede física”, completou.

 

Também estiveram presentes na solenidade a primeira-dama, Ilza Queiroz, os secretários de Administração Pública, Wilmar Lacerda; da Mulher, Olgamir Amancia; de Publicidade, Abimael Nunes; de Agricultura, Lúcio Valadão, e outras autoridades.

 

(B.F./M.M.)