17/08/2013 às 14:48

Agefis retira grades em área tombada de Brasília

Pilotis de prédio na 206 Sul e área pública na 706 Norte tinham sido cercados por moradores

Por Da Redação, com informações da Agefis


Foto: divulgação/Agefis - 16/8/2013
Foto: divulgação/Agefis – 16/8/2013.

BRASÍLIA (17/8/13) – A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) realizou esta semana duas operações em Brasília, para retirar grades que cercavam pilotis e área pública nas quadras 206 Sul e 716 Norte.
 

“A Agefis age de forma planejada e programada e outros blocos terão o cercamento de pilotis e de áreas públicas retirados, caso descumpram os Autos de Intimação Demolitória já emitidos aos responsáveis”, afirmou hoje o Coordenador de Fiscalização de Obras, Francisco Roberto.
 

A primeira operação ocorreu na SQS 206, Bloco K, com a retirada de grades que cercavam o pilotis e fechavam o estacionamento próximo ao prédio.
 

Desde 2011 o condomínio do Bloco K recebeu o Auto de Intimação Demolitória, mas não fez a retirada das grades por conta própria, então coube a Agefis promover a remoção, com o auxilio da Companhia de Urbanização da Nova Capital (Novacap) e da Polícia Militar.
 

Por descumprimento ao Auto de Intimação Demolitória, foi aplicada uma nova multa aos responsáveis, no valor de R$2,9 mil.
 

Na Quadra 706 Norte, uma casa iniciou uma obra para aumentar a sua garagem e depois a cercou com grades, e com isso invadiu a área pública.
 

Este tipo de invasão não requer notificação prévia à ação fiscal por se tratar de obra nova (grade). O responsável não foi autuado e teve a grade apreendida e levada ao depósito da Agefis.
 

O cercamento de pilotis e de área pública na área tombada não são permitidas pela fiscalização, e outras ações acontecerão, com o objetivo de preservar o Plano Original da Capital Federal, que é Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela UNESCO.

 

(L.C/M.M)