21/08/2013 às 19:16

Agosto apresenta redução de 30% no número de sequestros-relâmpago

Foram registradas 26 ocorrências entre 1º e 20 de agosto, contra 37 no mesmo período do ano passado

Por Orisley Guedes, da Secretaria de Segurança Pública


. Foto: Pedro Ventura – 13/01/2013

 BRASÍLIA (21/8/13) – Estudo divulgado hoje pela Secretaria de Segurança Pública indica que entre os dias 1º e 20 de agosto foram registradas 26 ocorrências de sequestro-relâmpago no DF, contra 37 no mesmo período de 2012 – uma queda de 30% na natureza criminal.

 

“O cenário de redução nesse tipo de crime não é de agora, ele se consolida desde fevereiro e a tendência de queda é fruto da integração de uma série de ações promovidas pelas forças de Segurança”, destacou o secretário de Segurança, Sandro Avelar.

 

O estudo mostra que, das quatro Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), a Região Oeste – que engloba as cidades de Taguatinga, Brazlândia, Ceilândia, Samambaia, Águas Claras e Vicente Pires – é a que concentra o maior número de casos, com 46% das ocorrências.

 

Em todas as ocorrências a motivação para o crime é o roubo do veículo, que responde por 66% dos registros.

 

Os principais locais de abordagem para a prática do crime são estacionamentos de comércio, shoppings, clubes e vias públicas, com 12 casos dos 26 registrados (46%).

 

Entre todos os dias da semana, a quarta-feira foi o dia com maior incidência do crime, com sete ocorrências. O horário da prática criminosa variou entre 18h e meia-noite.

 

(M.D.)