22/08/2013 às 10:33

Sementes e outros insumos serão distribuídos a agricultores familiares

Portaria é mais uma ação do Plano de Superação da Extrema Pobreza e irá beneficiar assentados pela reforma agrária

Por Valéria Rodrigues, da Agência Brasília


. Foto: Ascom – Seagri/DF

BRASÍLIA (22/8/13)- Agricultores familiares, pré-assentados ou assentados da reforma agrária com renda familiar de meio salário mínimo para cada integrante serão beneficiados com a distribuição gratuita de insumos agrícolas, como fertilizantes, calcário e sementes diversas.

 

“Ela (a portaria) institui a ação que está no âmbito do Plano de Superação da Extrema Pobreza, uma ação na área rural. No plano tem ações voltadas para a inclusão produtiva e ainda promove a ideia de produção para autoconsumo”, destacou hoje o subsecretário de desenvolvimento rural da Secretaria de Agricultura, José Lacerda, ao detalhar a portaria publicada no Diário Oficial do DF.

O documento estabelece que além da distribuição dos insumos, os agricultores receberão acompanhamento técnico pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater), “para que as famílias tenham melhor aproveitamento desses insumos e um melhor resultado”, destacou.

A expectativa é que 800 famílias sejam beneficiadas, todas cadastradas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), que receberão os kits para a safra 2013/2014.

As inscrições poderão ser feitas até 30 de setembro, pelo próprio agricultor, ou organizações sociais ou Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural Sustentável no escritório local da Emater ou nos sítios www.agricultura.df.gov.br ou www.emater.df.gov.br

Os beneficiados deverão apresentar o Número de Inscrição Social (NIS) do Cadastro Único (Cad-Único) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e um dos documentos: declaração de aptidão ao PRONAF-DAP, relação de beneficiários ao Programa de Reforma Agrária ou a declaração de Produtor Rural Familiar emitida pela Emater.

O subsecretário destacou como diferencial nessa portaria o controle social que poderá ser feito pelos conselhos locais de desenvolvimento tural – “eles terão o papel de fiscalizadores”, disse, uma vez que poderão acompanhar todo o processo.

CRONOGRAMA:

30 de setembro: prazo final para inscrições

5 de outubro: prazo final para recolhimento de toda a documentação

20 de outubro: definição do quadro de atendimento e ação de entrega do kit

(V.R/T.V)