12/09/2013 às 18:59

Atletas brasileiros buscam vaga na Gymnasíade

Estudantes participam de seletiva para representar o Brasil nos Jogos Mundiais Escolares, de 27 de novembro a 4 de dezembro de 2013

Por Da Secretaria de Esporte

 BRASÍLIA (12/9/2013) – Aproximadamente 600 atletas do país -dos quais 100 são do DF- disputam, de hoje a domingo (15), a seletiva para representar a delegação Brasileira na competição Gymnasiade 2013 – Jogos Mundiais Escolares, marcada para 27 de novembro a 4 de dezembro.

 

“Essa seletiva é uma grande oportunidade para os atletas demonstrarem o seu potencial, que poderá ser visto, também, durante a realização dos Jogos”, avaliou o secretário-executivo da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Robson Aguiar.

 

De acordo com a Secretaria de Esporte, a seletiva acontece no Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros, com atletas de judô, natação, xadrez, atletismo e karatê.

 

Para cada modalidade, serão classificados 16 representantes do Brasil, à exceção do xadrez, que terá quatro finalistas, uma dupla masculina e outra feminina.

 

“Poder representar o Brasil na Gymnasiade, para nós, jovens atletas, é o início da realização de um sonho. Hoje, nossos ídolos são César Cielo e Thiago Pereira. Um dia, quero ser tão bom ou até melhor que eles. E, para chegar às Olimpíadas, tenho que me preparar desde já”, disse o atleta Rangel Campos.

 

Além dos estudantes do Brasil, mais de 1,7 mil representantes, entre 14 e 17 anos, de 36 países, estão confirmados nos Jogos Mundiais Escolares.

 

O evento reuniá os melhores atletas regularmente matriculados nos ensinos Fundamental e Médio, que disputarão oito modalidades: atletismo; ginásticas aeróbica, artística e rítmica; natação; judô; karatê; e xadrez.

 

“A Gymnasiade fechará com chave de ouro o calendário esportivo da cidade. Durante este ano, recebemos vários eventos internacionais, o que colocou Brasília em evidência mundialmente”, afirmou o secretário de Esporte, Julio Ribeiro.

 

A competição é realizada pela International School Sport Federation em parceria com a Secretaria de Esporte, Ministério do Esporte e Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

 

Confira a programação da seletiva

 

(A.S./M.D.)