25/09/2013 às 18:23

Centro de Oncologia do Hospital de Base fez mais de 10 mil atendimentos este ano

Unidade realizou, ainda, 400 cirurgias desde o início de 2013

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Lula Lopes/ Arquivo

BRASÍLIA (25/9/13) – O Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), realizou desde o início do ano 10,8 mil atendimentos e mais de 400 cirurgias. Os números foram divulgados hoje pela Secretaria de Saúde.

 

O coordenador do Centro, Gustavo Gouveia, disse que o desenvolvimento do serviço foi um avanço no atendimento ao paciente com câncer no DF e que uma das metas é criar um hospital exclusivamente oncológico para aumentar o número de atendimentos, visto que existe uma alta demanda dos serviços emergenciais no Hospital de Base.

 

Para o paciente Alexandre Dourado de Barros, que passou recentemente por uma cirurgia no Hospital de Base, o atendimento, desde a biopsia até a cirurgia, foi excelente. “Fiquei muito satisfeito com todo o processo. Eu tinha um tumor no estômago e após exames e cirurgia minha saúde está controlada, estou muito bem”, afirmou.

 

O Cacon é composto pela Unidade de Oncologia Clínica, Unidade de Cirurgia Oncológica, Quimioterapia, Radioterapia e uma equipe de oito médicos, especializados na doença, que tratam diagnósticos de câncer confirmados por biópsia, câncer de pele, tumores diversos do aparelho digestivo, entre outros.

 

Os agendamentos de consultas são feitos via marcação e encaminhamento com parecer das regionais de saúde, ou via encaminhamento diretamente ao ambulatório de triagem da unidade, que funciona diariamente das 8h às 12h e das 14h às 18h. O atendimento é voltado para adultos e os casos de crianças são encaminhados ao Hospital de Apoio.

 

(K.I./M.D.)