25/09/2013 às 15:55

GDF homenageia 362 cidadãos por serviços prestados à segurança pública

Servidores, civis, militares, parlamentares e cidadãos receberam medalhas

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Castro/GDF – 25/09/2013

BRASÍLIA (25/9/13) – O governo do Distrito Federal entregou hoje medalhas a 362 cidadãos e servidores civis e militares dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, distrital e federal, em homenagem a contribuições prestadas à segurança pública do DF.

 

“O programa “Ação Pela Vida” está gerando resultados positivos. Por isso, podemos fazer essa homenagem aos presentes”, afirmou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

 

Segundo o secretário, desde a implantação do programa, em abril do ano passado, até setembro, a taxa de homicídios no DF caiu 14% em relação ao mesmo período de 2012, enquanto a de sequestro relâmpago caiu 32%, e latrocínio, 57%.

 

“Os números mostram que o caminho da integração está correto”, disse.

 

O governador do DF, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira dama, Ilza Queiroz, entregou a medalha aos homenageados – entre eles, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

 

Foram homenageados ministros de Estado, do Supremo Tribunal Federal, do Supremo Tribunal de Justiça, do Supremo Tribunal Militar, senadores, deputados, secretários do governo, administradores regionais, policiais, entre outros.

 

ESTRATÉGIA – O “Ação pela Vida” promove a integração operacional entre os órgãos do sistema de segurança pública – Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN/DF).

 

O programa dividiu o DF em quatro Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp) – Leste, Sul, Oeste e Metropolitana – de modo a facilitar o atendimento às ocorrências.

 

As ações em cada uma das quatro Aisps são coordenadas por um colegiado formado por um comandante regional da PMDF e um do CBMDF, um delegado regional da PCDF e um diretor regional do DETRAN/DF.

 

(M.M.)