04/10/2013 às 17:44

Quase mil PMs farão segurança em jogo Flamengo x Vasco

Entre ações para garantir tranquilidade de torcedores está a separação das torcidas organizadas na arquibancada superior

Por Da Redação, com informações da ComCopa


. Foto: André Borges/ComCopa

BRASÍLIA (4/10/13)- Para garantir tranquilidade no jogo entre Flamengo x Vasco, neste domingo (6), no Estádio Nacional Mané Garrincha, 970 policiais militares estarão fora e dentro da arena, onde haverá ainda 550 homens de segurança privada. As torcidas organizadas estarão separadas por cordão de militares na arquibancada superior.

 

“Queremos que a palavra de ordem seja ‘torcer’, com emoção e sem violência. Toda a estrutura está preparada para receber os times e o público. Esperamos casa cheia”, afirmou hoje o secretário Extraordinário da Copa, Claudio Monteiro, durante divulgação do plano operacional da partida.

 

A separação das torcidas no anel superior é uma das principais medidas de segurança. Flamenguistas ocuparão a metade norte do Mané (voltada para o autódromo) enquanto os vascaínos ficarão na ala sul (voltada para o Centro de Convenções). Na arquibancada inferior a torcida será mista.

 

Por exigência do Estatuto do Torcedor e recomendação do Ministério Público do DF (MPDFT), os grupos organizados foram obrigados a apresentar cadastro de todos os integrantes- com nome, foto, documentos e endereço- à PM.

 

Rubro-negros e vascaínos serão escoltados até o estádio e monitorados também dentro da arena, inclusive pelas 400 câmeras de segurança instaladas ao longo das arquibancadas.

 

O Detran atuará com 30 agentes e 15 veículos (como empilhadeiras e guinchos), para controle do trânsito. Já o Corpo de Bombeiros disponibilizará 126 militares e montará três postos médicos dentro do estádio, enquanto a Polícia Civil instalará uma delegacia no subsolo da arena.

 

Para evitar atrasos, os portões serão abertos às 13h, três horas antes do início do jogo. A orientação é que o torcedor evite levar bolsas e mochilas, para agilizar a revista. Sinalizadores, fogos de artifícios, capacetes, guarda-chuvas e instrumentos musicais estão entre os itens proibidos.

 

TRÂNSITO- Como haverá reforço nas linhas de ônibus que passam pelo estádio e no horário do metrô neste domingo recomenda-se ao torcedor optar pelo transporte público, mas quem for de carro contará com bolsões de estacionamento nos seguintes locais:

 

– Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha;

– Parque da Cidade;

– Centro de Convenções Ulysses Guimarães;

– Palácio do Buriti (anexo e praça);

– Ministério Público do DF e Territórios;

– Colégio Militar;

– Setores Hoteleiros Sul e Norte;

– Setores Comerciais Sul e Norte;

– Setor de Rádio e TV Sul e Norte;

* O estacionamento norte do Estádio Nacional, voltado para o autódromo, será destinado a pessoas com deficiência (PNEs) e idosos.

 

O fluxo de veículos terá sentido único (anti-horário) na via de contorno do Mané Garrincha a partir das 13h, mas as vias N1 e S1 não serão fechadas para carro antes da partida. Apenas a N1 (sentido rodoferroviária) ficará interditada temporariamente no final do jogo para segurança dos pedestres.

 

Por isso, quem estiver à pé na ida para o jogo deve atravessar apenas nos pontos de passagem sinalizados pelo Detran e pela PM ao longo do Parque da Cidade e dos dois sentidos do Eixo Monumental.

 

FISCALIZAÇÃO- A Agência de Fiscalização do DF (Agefis) também atuará para coibir o comércio irregular nas calçadas e áreas públicas próximas ao Mané Garrincha, com 120 servidores em equipes setorizadas.

 

Apenas 40 ambulantes foram autorizados a se instalar na praça de acesso do público ao Estádio Nacional com barracas, trailers, towners ou reboques, mas todos foram obrigados a utilizar de barraca branca.

 

(H.O/M.M)