12/10/2013 às 13:47

Escola da Asa Sul recebe doação para horta mantida por alunos

Projeto de agricultura urbana é administrado pela Emater-DF

Por Da Secretaria da Educação


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (12/10/13) – O Centro de Ensino Fundamental Caseb, na 909 Sul, recebeu da Novacap uma doação de dois caminhões de terra, com aproximadamente oito toneladas cada, para iniciar uma horta urbana, cuidada pelos alunos.
 

A implantação do canteiro de 20 metros quadrados deve começar ainda nesta semana, e as 200 mudas disponíveis devem ser plantadas em 15 dias.
 

A horta urbana do Caseb se junta a sete outras espalhadas pelo DF e faz parte de um projeto da Emater-DF de ampliar o acesso a hortaliças, como alface, couve, cebolinha, rabanete, tomate e cenoura em algumas áreas urbanas, e usar a horta como ferramenta pedagógica.
 

“Ministramos um curso de dois meses para ensiná-los como fazer o plantio e os cuidados”, disse o técnico da Emater e um dos responsáveis pelo projeto de agricultura urbana, Rogerio Vianna.
 

A ação já acontece em outras escolas do DF, como as de período integral de Sobradinho. A coordenadora de Ensino Integral, da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Sobradinho, Gilvani Rodrigues, conta que muitas crianças nunca tinham consumido aqueles alimentos. “O contato com as hortaliças folhosas, além do fato de saber que eles produziram aquilo, tem feito uma grande diferença na vida dos estudantes”, disse.
 

Em Itapoã, o local abriga outras atividades além do plantio, como capoeira, teatro, aulas de cinema, oficinas de reciclagem, grafite e o programa “Picasso não pichava”.
 

Os ajudantes são todos voluntários. Eles recebem uma cesta com o que é produzido e vendem para os moradores e comércios da região.
 

Uma das responsáveis pelo local há mais de dois anos, Rosângela Rodrigues, revela que a horta tem sido um refúgio para muitos moradores com problemas de depressão, além de tirar os jovens das ruas. “Muitas crianças que estão aqui hoje poderiam estar no crime. Aqui, elas cuidam de um bem para a comunidade e para si mesmas”, completou.
 

(B.F./M.M.)