Idosos participarão de atividades de nutrição, roda de conversas, dança e ginástica para lembrar a importância da prevenção

" /> Idosos participarão de atividades de nutrição, roda de conversas, dança e ginástica para lembrar a importância da prevenção

">

19/10/2013 às 11:10

Saúde faz ação no Dia Mundial de Combate à Osteoporose

Idosos participarão de atividades de nutrição, roda de conversas, dança e ginástica para lembrar a importância da prevenção

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Arquivo

BRASÍLIA (19/10/13)– O Dia Mundial de Combate à Osteoporose será lembrado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, neste sábado (19), das 8h ao meio-dia, no Centro Olímpico de São Sebastião, em ação que alertará para a necessidade de prevenção à doença.


“No mundo inteiro, pregamos os cuidados que devem ser tomados desde criança até a fase adulta a fim de evitar essa doença”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Saúde do Idoso, da Secretaria de Saúde, Helenice Alves.

 

Os participantes, principalmente os maiores de 60 anos, poderão assistir à apresentação da banda do Corpo de Bombeiros, participar de roda de conversa sobre prevenção à doença, obter esclarecimentos sobre alimentação e nutrição, além de fazer ginástica laboral, aula de dança e de Tai Chi Chuan.

 

O evento será realizado pela Coordenação de Osteoporose da pasta, em parceria com a Área Técnica de Saúde do Idoso, do Ministério da Saúde, e a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso).

 

DOENÇA- Relacionada ao enfraquecimento dos ossos, a osteoporose ocorre, principalmente, após a menopausa (depois dos 45 anos, nas mulheres) e depois dos 70, em ambos os sexos. As mulheres são mais suscetíveis do que os homens, pois a perda hormonal é mais precoce.

 

Entre as dicas para amenizar os sintomas da doença estão: Alimentação rica em cálcio, atividade física de mínimo impacto e vitamina D, adquirida em banho de sol de até 20 minutos, sem filtro solar, nas horas recomendadas (até as 10h e após as 16 horas).

(H.O/T.V)