23/10/2013 às 12:02, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

Ação antipirataria apreende mais de 22 mil mídias falsificadas

Além de CDs e DVDs, foram recolhidas 690 carteiras de cigarro

Por Da Redação, com informações da Seops


. Foto: Flávio Barbosa/SEOPS

 BRASÍLIA (23/10/13) – Operação antipirataria da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) apreendeu mais de 22 mil CDs e DVDs e 690 carteiras de cigarros falsificados. Durante a fiscalização, realizada nesta terça-feira (22), no Varjão, Paranoá, Taguatinga, Recanto das Emas e Planaltina, um homem acabou preso de acordo com informações divulgadas hoje pelo órgão.

 

“É o tipo de ação voltada para coibir o comércio de rua, com o agravante de que eram vendidos produtos ilegais. Realizamos até duas dessa por semana em várias cidades do DF, dentro da nossa meta de diminuir a oferta de materiais falsificados”, explicou o diretor operacional da Seops, Ricardo Soares.

 

Segundo a pasta, quatro camelôs fugiram quando perceberam a chegada da fiscalização no Recanto das Emas, mas o homem autuado ficou para trás e acabou detido na Quadra 102/103. Com ele, havia 482 mídias piratas, que ficaram apreendidas na 27ª Delegacia de Polícia, onde o flagrante de violação do direito autoral foi registrado. O suspeito poderá responder o processo em liberdade se pagar fiança de R$ 2 mil e, em caso de condenação, poderá ficar preso até quatro anos, além de pagar multa.

 

No local, foram recolhidos mais de 3,5 mil CDs e DVDs falsificados, que serão destruídos.

 

A mesma equipe também realizou a operação na Feira dos Importados de Taguatinga, onde foram apreendidas cinco mil mídias piratas que eram vendidas no estacionamento do centro comercial. Desde agosto de 2012, quando 16 feirantes foram presos e 53 bancas interditadas, não há venda de CDs e DVDs falsificados dentro do estabelecimento.

 

Na Feira Central de Planaltina, os agentes apreenderam três mil CDs e DVDs, além de 690 carteiras de cigarro do Paraguai. No Paranoá, também houve apreensão de 7,5 mil mídias falsificadas e, no Varjão, mais 3,2 mil, durante ação nas áreas centrais das duas cidades.

 

(K.I./M.D.)