23/10/2013 às 22:01, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

GDF prepara prestação de contas parcial de 2013

Técnicos do governo receberam hoje orientações para elaborar documentos que consolidarão relatório final, que será apreciado pelo Legislativo em 2014

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (23/10/13) – Mais de 200 técnicos de 130 áreas do governo se reuniram, hoje, para receber orientações sobre a produção dos relatórios parciais que consolidarão a prestação de contas de 2013 do governador Agnelo Queiroz, que será apreciado pelo Tribunal de Contas do DF e pela Câmara Legislativa.

 

“Estamos preparando nossas equipes para que consigam finalizar os relatórios com qualidade e com informações transparentes dos gastos públicos em todas as unidades orçamentárias do GDF”, destacou o subsecretário de Planejamento Governamental da Seplan, José Agmar de Souza.

 

Segundo Souza, esse trabalho é feito para organizar os dados com clareza para que as contas sejam aprovadas, a exemplo do que ocorreu com os exercícios de 2011 e 2012.

 

O subsecretário destacou que cada pasta é responsável por prestar, individualmente, as informações referentes às ações realizadas e execução orçamentária referente ao exercício de 2013.

 

“De janeiro a 18 de outubro de 2013, o GDF executou mais de R$ 2 bilhões em investimentos, fora os gastos com pagamento de pessoas e custeio”, enfatizou o subsecretário.

 

Com os documentos, que devem ser concluídos até março de 2014, é constituída a prestação de contas do governador Agnelo Queiroz, que chega a atingir mil páginas e deve ser entregue até abril ao Poder Legislativo.

 

“Para ser aprovada em 2014, a prestação de contas deve seguir requisitos, como boa aplicação dos recursos públicos e regularidade das contas”, esclareceu.

 

A prestação anual sobre a execução orçamentária envolve todas as entidades e órgãos das administrações direta e indireta, tais como órgãos, empresas públicas, administrações regionais e fundações.

 

Cada uma delas deve informar gastos e etapas das obras, ações do governo e programas sociais. Esses dados estão registrados no Sistema de Acompanhamento Governamental (SAG), que permite o acompanhamento de mais de 2 mil projetos, detalhados em etapas.

 

(A.S/J.S)